Trump diz que deportará todos os imigrantes ilegais dos EUA se for eleito

EFE
Washington- O pré-candidato republicano à presidência dos EUA Donald Trump sustenta que, se for eleito para ocupar a Casa Branca no pleito de 2016, deportará todos os imigrantes ilegais do país, segundo antecipou em entrevista divulgada neste domingo pela “NBC”.

Trump deixou claro que rescindirá as ordens executivas do presidente americano, o democrata Barack Obama, que impedem a expulsão tanto dos jovens imigrantes ilegais que chegaram ao país sendo crianças (os chamados “dreamers”, ou “sonhadores”), como os pais de cidadãos americanos ou de filhos com status legal.

“Manteremos as famílias unidas, mas eles têm que ir embora”, ressaltou o magnata imobiliário, em entrevista gravada a bordo de seu avião privado durante sua visita neste fim de semana à Feira de Iowa, um grande certame no qual vários candidatos republicanos e democratas buscaram apoio eleitoral.

“Trabalharemos com eles. Têm que ir embora (…). Ou temos um país ou não temos um país”, insistiu o milionário.

“Temos – disse Trump- que criar novos padrões” para os imigrantes que chegam aos Estados Unidos, onde calcula-se que vivem mais de 11 milhões de imigrantes ilegais.

Após a entrevista, o milionário publicou em seu site de campanha o programa de sua reforma migratória, no qual ressalta que “uma nação sem fronteiras não é uma nação”, e defende a construção de um muro na fronteira sul com o México.

“O México deve pagar o muro”, precisou Trump nesse plano, ao alegar que “os líderes do México se aproveitaram dos EUA ao usar a imigração ilegal para exportar o crime e a pobreza de seu próprio país”, o que é um custo “extraordinário para o contribuinte americano.

Além disso, o magnata é favorável com o fim “do direito à cidadania por nascimento”, contemplado na Décima Quarta Emenda da Constituição, para os filhos de imigrantes ilegais.

O candidato também prometeu “triplicar” os funcionários do Escritório de Imigração e Alfândegas (ICE), que conta atualmente com cerca de 5 mil trabalhadores, e endurecer as penas para os “milhões de pessoas que vêm aos EUA com vistos temporários, mas se negam a ir embora”.

O milionário não deixou de provocar polêmica com seus comentários sobre imigração desde que em 16 de junho anunciou sua candidatura à indicação do Partido Republicano para as eleições presidenciais do próximo ano.

“Quando o México envia (aos EUA) sua gente, não envia os melhores. Envia as pessoas que têm muitos problemas, que trazem drogas, crimes, são violadores”, disse Trump, que é partidário de construir um muro para evitar a entrada de imigrantes mexicanos.

Deixe um comentário