Deputado quer São João do Sabugi como “Capital Potiguar do Frevo”

O Rio Grande do Norte pode ter a sua “capital do frevo”. Tramita na Assembleia Legislativa uma proposta do deputado George Soares (PR) que quer conceder o título honorífico a São João do Sabugi, no Seridó potiguar. Segundo o parlamentar, a cidade tem “laços de sangue” com o ritmo pernambucano.
De acordo com George Soares, São João do Sabugi possui desde o início do século passado uma forte tradição no que diz respeito à produção de frevo, principalmente através da família pernambucana “Capiba”, que tinha ligação com o fundador e primeiro regente da banda de música da cidade, Honório Maciel da Fonseca. O músico era tio de Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, compositor de diversos sucessos do ritmo, como é de amargar.
Além da ligação familiar da cidade com o frevo, a cidade também implantou o Projeto Cultural Caminhão do Frevo, que vem desempenhando papel na valorização do ritmo.
“O Frevo é patrimônio cultural da humanidade, título concedido pela Unesco, e durante o período de carnaval contribui para a elevação da autoestima da população de São João do Sabugi, agregando uma infinidade de adeptos oriundos dos municípios norte-riograndenses e de outros estados”, justificou o deputado.
Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *