Brasil teve sua nota de grau de investimentos rebaixado

“Desafios políticos do país continuam a aumentar”, observa Standard & Poor’s, uma das principais agências de avaliação de risco para investidores. Orçamento deficitário elaborado pelo governo pesou na decisão

 

O mercado financeiro internacional reagiu mal ao projeto de lei orçamentária enviado pelo governo ao Congresso com previsão de déficitentre receitas e despesas. Hoje (quarta, 9), a agência de classificação de risco para investidores Standard & Poor’s rebaixou o grau de confiabilidade (rating) do Brasil para investimentos de BBB- para BB+, impondo ao país a perda do status de bom pagador e, consequentemente, a inclusão na relação de mercados sob “grau especulativo”.

“Os desafios políticos do país continuam a aumentar, pesando sobre a capacidade e a vontade do governo em apresentar um orçamento para 2016 ao Congresso coerente com a correção política significativa sinalizada durante a primeira parte do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff”, diz trecho do comunicado da agência.

O Brasil havia conseguido o grau de bom pagador em abril 2008, por avaliação da própria Standard & Poor’s, durante o segundo mandato do presidente Lula. A agência, aliás, foi a primeira a conceder tal status ao país, e agora também toma a dianteira na avaliação para rebaixá-lo ao grau especulativo.

Deixe um comentário