Em meio à crise hídrica, Alckmin será premiado por gestão de saneamento

POR CONGRESSO EM FOCO
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), será homenageado com o Prêmio Lúcio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação pela Comissão de Desenvolvimento da Câmara dos Deputados no dia 13 de outubro. A escolha do premiado foi feita em momento que São Paulo enfrenta a maior crise hídrica de sua história. O Sistema Cantareira, que abastece o estado, está com aproximadamente 16% de sua capacidade.

Ele foi indicado pelo seu correligionário na Casa, João Paulo Papa (SP), por conta do trabalho desenvolvido na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Segundo o deputado, o governador lidera um processo de gestão e de implementação de políticas públicas nas áreas de saneamento e de recursos hídricos, o que deixa o estado mais próximo de alcançar a meta do país de universalização dos serviços de saneamento básico.

Além de Alckmin, também serão premiados o ex-governador do Paraná Jaime Lerner e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Todos foram indicados para a categoria “Personalidades”. O presidente da comissão, Júlio Lopes (PP-RJ), disse que o objetivo da premiação é reconhecer as iniciativas que melhoram a vida dos cidadãos nos setores de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

Lerner foi indicado pelo deputado Toninho Wandscheer (PR-PR). Segundo divulgação do colegiado sobre o prêmio, o ex-governador é internacionalmente conhecido pelas ideias inovadoras que implementou em Curitiba com um novo modelo de mobilidade, preservação de áreas verdes e de reciclagem de resíduos sólidos.

Lembrado pelo deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), Paes será premiado por seu projeto de revitalização da região portuária carioca e a reintegração da área à cidade. A homenagem também foi justificada por ter instituído a Operação Urbana Porto Maravilha, que prevê a reestruturação de uma região histórica do Rio de Janeiro.