Sem TV analógica, celular 4G pode atingir velocidade de 45 Mbps

Por Rafael Bitencourt | Valor

BRASÍLIA  –  Com o desligamento do sinal analógico da TV aberta no Brasil, os celulares com tecnologia de quarta geração (4G) poderão atingir picos de velocidade de até 45 Megabits por segundo (Mbps), informou nesta quarta-feira (29), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros.

O novo padrão de velocidade da banda larga móvel somente seria alcançado em cidades que já concluíram a migração do sistema de televisão analógico para digital. Isso ocorre a partir do momento em que a transmissão analógica de imagem e som é encerrada e, então, parte da radiofrequência de 700 Megahertz (MHz) usada pelas emissoras de TV é entregue às operadoras de celular.

“Hoje, com a tecnologia de 4G nos celulares, em que é possível um acesso à banda larga da ordem de 15 Mbps, ao liberar essa frequência, como já está ocorrendo em várias cidades, será possível subir para 45 Mbps. Esse é um avanço em favor do consumidor”, disse presidente da Anatel, em entrevista à imprensa sobre a nova fase de desligamento da TV analógica.

Facebook Comments
Facebook