A ‘reinvenção da roda’: como é o substituto quase indestrutível dos pneus criado pela Nasa

Uma liga de titânio e níquel que possui memória….

BBC

Essa é a chave por trás do novo pneu que o Centro de Pesquisas Glenn, da agência espacial americana, a Nasa, revelou recentemente.

Os seus desenvolvedores estão tão certos da importância da inovação que a chamaram de “reinvenção da roda”.

Mas por que ela é tão especial?

A realidade é que não há material novo nesta roda: ela é feita com uma liga de titânio e níquel que já é usada em outros objetos, como armações de óculos.

Mas ela tem sim um conceito inovador sobre o que um veículo precisa para se mover sobre rodas.

Desde meados da década passada, pesquisadores sob o comando do engenheiro Vivake Asnani estão trabalhando em uma roda de grande durabilidade para veículos usados em missões espaciais.

Depois de anos de testes, incluindo a recente visita de um carro-robô a Marte, eles apresentaram o Superelastic Tire, o pneu superelástico.

Com esta “nova” roda, o uso da borracha e de uma câmara de ar como nos pneus clássicos que conhecemos está definitivamente descartado.

Em compensação, a malha deste material é extremamente resistente, com uma importante capacidade de adaptação a diferentes terrenos e grande durabilidade.

“O resultado é um pneu que pode suportar uma deformação excessiva sem danos permanentes”, disse o laboratório ao apresentar sua invenção.

Facebook Comments