Cinco bilionários brasileiros concentram renda de metade da população do País

Jorge Paulo Lemann
Lemann é o 22º mais rico do mundo, com fortuna de US$ 29,2 bilhões Foto: Felipe Rau/Estadão

Agência Brasil

Cinco bilionários brasileiros concentram uma riqueza equivalente à metade mais pobre da população do País. Os dados fazem parte do relatório “Recompensem o trabalho, não a riqueza”, da organização não governamental (ONG) britânica Oxfam, divulgado nesta segunda-feira. A entidade participa do Fórum Econômico Mundial, que começa amanhã em Davos, na Suíça.

A lista é liderada por Jorge Paulo Lemann, 77 anos, sócio do fundo 3G Capital, seguido por Joseph Safra, de 78 anos, do Banco Safra. O terceiro e quarto lugares também são da 3G Capital: Marcel Herrmann Telles, 67 anos, e Carlos Alberto Sicupira, 69 anos. Já em quinto lugar está Eduardo Saverin, do Facebook.

O Brasil ganhou 12 bilionários em 2017, passando de 31 para 43. “Isso significa que há mais pessoas concentrando riqueza. A gente não encontrou ainda um caminho para enfrentar essa desigualdade”, disse Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil.

“O Brasil chegou a ter 75 bilionários, depois caiu, muito por causa da inflação, e depois, nos últimos três anos, a gente viu uma retomada no aumento do número de bilionários. Esse último aumento – de 12 bilionários – é o segundo maior que já houve na história. E o patrimônio geral também está aumentando”, afirmou Rafael Georges, coordenador de campanhas da entidade.

Facebook Comments