Cortejado após desistência de Joaquim Barbosa, PSB se reunirá com PT e PDT, diz colunista da Folha

O presidente do PSB, Carlos Siqueira (à esquerda) e o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa

mônica bergamo

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, agendou encontro com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, nesta terça-feira (15), em Brasília. No dia seguinte, ele se encontra com Carlos Lupi, do PDT.

NOIVA 

Com 26 deputados e cinco governadores, o PSB passou a ser cortejado pelos dois partidos depois que o ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa anunciou que não concorrerá à Presidência.

TOMA LÁ

O PSB quer o apoio do PT em Pernambuco, onde já governa. Mas a direção petista insiste em condicionar um acordo ao apoio dos socialistas a Lula, ou a quem substituí-lo, no plano nacional.

BANDEIRA BRANCA

O PT também poderá propor um pacto de não agressão em SP, onde o governador Márcio França, do PSB, concorre à reeleição.

LIMITE

Carlos Siqueira diz que “o PSB tem tempo” para decidir e que por enquanto só está disposto a discutir os cenários estaduais.

EU MESMO

E o PT encomendou pesquisa para avaliar a situação eleitoral de Lula depois do noticiário de que ele poderia desistir da candidatura para apoiar um “plano B” do PT. Da prisão, o ex-presidente afirmou que não abre mão de registrar seu nome para concorrer.