Festa de 4 milhões: Croácia é o menor país numa final de Copa desde 1950

Imagem relacionadaQual o tamanho da façanha da Croácia de chegar pela primeira vez em uma final de Copa? A seleção dirigida por Zlatko Dalic é a pior colocada no ranking da Fifa a aparecer numa decisão (atualmente 20º lugar). Mas o feito conquistado nesta quarta-feira diante da Inglaterra transcende o universo esportivo.

A Croácia é uma nação minúscula de pouco mais de 4 milhões de habitantes. É o segundo menor país na história a chegar numa decisão de Copas. Só o Uruguai, finalista em 1930 e 1950, tinha uma população inferior.

Em Copas, a história croata é curta, mas já relevante. Após a fragmentação política da Iugoslávia, a Croácia estreou em Mundiais com o 3º lugar em 1998. Em apenas 20 anos, são duas semifinais no currículo – e agora uma decisão.

Pequenos e barulhentos. Na Rússia, membros da delegação do país polemizaram ao dedicar à Ucrânia a vaga na semifinal, ignorando as tensões políticas em razão da recente anexação da região da Crimeia ao território russo. Nesta quarta, Domagoj Vida, um dos envolvidos na episódio, foi vaiado pelos anfitriões do torneio.

Este finalista improvável, despercebido para analistas e apostadores, tenta ampliar o tamanho da façanha no domingo. Na final reveem a França, adversário que derrotou a Croácia na semifinal há 20 anos. Alguém ainda ousa duvidar dos croatas?

Facebook Comments