Chegou à hora de restabelecer a ordem na Ordem

Por Renato Dantas

Estamos na final da eleição para eleger o Presidente da OAB do RN, como esperávamos tivemos uma eleição movimentada com três chapas concorrendo, uma de situação e duas de oposição.

Com a oposição dividida, o candidato da situação que disputa à releição, caso seja vitorioso, deverá agradecer aos advogados e advogadas radicais que não tiveram depreendimento de unirem forças para acabar com a desordem na Ordem.

Nossa OAB?RN sempre foi motivo de grande orgulho para todos os potiguares, mas, nos últimos anos a velha casa de Varela Barca, Ítalo Pinheiro, João Medeiros Filho, Claudionor de Andrade, João Maria Furtado, Hélio Xavier, Sérgio Freire e tantos outros tem sido motivo de vergonha e descontentamento.

A nossa Ordem deixou de atuar, passou a ser uma seccional no poder, uma extensão dos gabinetes oficiais compactuando ou negligenciando com tudo que no passado a OAB/RN enfrentou independente e corajosamente.

Hoje, quem dá exemplo de falta de transparência é a própria OAB, na atual gestão ouvimos gritos de advogados reclamando da falta de transparência na aplicação dos recursos e sobretudo protestando por práticas perdulárias e malversação dos recursos.

As contas do atual presidente Paulo Coutinho ainda não foram aprovadas pelos Conselhos Estadual e Federal. Como pode-se confiar num presidente que tem suas contas aprovadas?

Como continuar com um presidente que não tem limite para gastar dinheiro com banquetes em restaurantes caros, passeios de bugre, hotéis cinco estrelas, passagens aéreas, diárias e cartão corporativo?

Os advogados do RN tem o dever de restabelecer a ordem na Ordem. Nossa OAB não é apenas dos advogados, ela é um patrimônio de toda sociedade potiguar, pois é com ela que nós sempre contamos no passado como uma instituição respeitada e vigilante na defesa dos nossos interesses.

Não podemos mais permitir que nossa gloriosa OAB/RN continue sendo motivo de suspeita e galhofa, uma verdadeira casa de recepção quando deveria voltar a ser uma casa permanente em defesa da cidadania.

Nossa OAB não pode mais ser depreciada, humilhada, surrupiada, avacalhada e desordenada.. Para se ter uma ideia da desordem na Ordem, nossa OAB/RN que deveria primar pela ética na advocacia é talvez a única Seccional Estadual que tem um presidente condenado por litigância de má fé, isso é inadmissível para uma instituição honrada e sempre respeitada como no passado nossa gloriosa OAB.

O  Blog do Primo lamenta a divisão da oposição, Aldo e Magna são bons candidatos, tanto a Dra. Magna Letícia, quem conheço, grande advogada, mulher íntegra.  neta de um dos maiores amigos do mau pai, o grande líder de São Rafael, Pio Marinheiro, exemplo de espírito público e retidão,  e Aldo Medeiros com quem tive a honra de ser seu colega de diretoria na Emproturn no governo de Geraldo Melo, eles  são merecedores,  mas divididos podem colaborar para a vitória da desordem. Chegou à hora dos advogados se unirem em torno de um candidato, e o candidato que hoje tem condições de vencer e colocar ordem na Ordem, perdoe Dra. Magna, é Aldo Medeiros, apontado nas pesquisas como o mais forte da oposição, com quem unidos os advogados devem seguir para restabelecer o respeito  colocando nossa gloriosa OAB no lugar de destaque que sempre esteve e mereceu.. ..

A quem interessa a divisão da oposição?

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *