Defesa de Battisti apresenta HC ao Supremo para evitar extradição

Por Gabriela Coelho

A defesa do italiano Cesare Battisti impetrou no Supremo Tribunal Federal, neste domingo (13/1), um pedido de Habeas Corpus para evitar que Battisti, preso neste sábado (12/1) na Bolívia, seja extraditado para a Itália até o julgamento de mérito.

Segundo informações do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, Battisti passará pelo Brasil antes de ser encaminhado para a Itália.

Diante disso, a defesa dele apresentou o HC preventivo. Nele os advogados afirmam que o perigo da demora é inegável, “haja vista que o ato administrativo de entrega dele a país estrangeiro não é passível de posterior revisão, devendo a cautela ser adotada, invariavelmente, neste momento”. A defesa é feita pelos advogados Pierpaolo Cruz BottiniIgor Tamasauskas e Otávio Maziero.

“O governo brasileiro deixou de apresentar o expediente relativo ao pedido de extradição da Itália. Assim, é impossível analisar a legalidade e autorizar a extradição, sem que tenha contornos jurídicos definidos”, afirma a defesa.

CONJUR

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *