Jean Paul e Zenaide escondem voto em eleição do Senado; Styvenson revela

Styvenson Valentim / Assessoria
Senadores Jean Paul Prates, Zenaide Maia e Styvenson Valentim

Os novos senadores potiguares, Jean Paul Prates (PT), Styvenson Valentim e Zenaide Maia (Pros), participaram, entre sexta-feira e sábado, da primeira sessão plenária no Senado Federal. Substituto de Fátima Bezerra, hoje governadora, na Casa, Jean-Paul havia tomado posse ainda em dezembro de 2018, mas Styvenson e Zenaide foram investidos no cargo apenas na sexta-feira, 1°.

Na primeira aparição no plenário, os três representantes do Rio Grande do Norte foram escolhidos por PT, Rede Sustentabilidade e Pros para serem “escrutinadores” na votação para a Mesa Diretora. O processo resultou na eleição do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) para presidente da Casa por 42 votos.

Os senadores adotaram posturas distintas na votação. Dos três, apenas Styvenson declarou abertamente seu voto. O capitão da Polícia Militar mostrou, em foto publicada em seu perfil no Instagram, cédula que usou para votar no senador José Antônio Reguffe (sem partido-DF), que terminou a eleição com apenas seis votos. “Coerência”, explicou Styvenson.

Jean Paul e Zenaide, por sua vez, preferiram manter o sigilo do voto, garantido aos senadores na madrugada anterior à votação pelo ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador do PT justificou, via Twitter, que decidiu pelo sigilo do voto para atender ao Regimento Interno do Senado (que prevê votação secreta para eleição da Mesa Diretora) e à decisão do ministro Dias Toffoli.

“Além da convicção sobre a razão da sua aplicação no caso de eleição da presidência e da Mesa, eu não poderia descumprir flagrantemente o Regimento Interno da Casa e uma decisão judicial, logo na minha primeira votação. (…) Casuísmos não podem prevalecer. Assim foi na Câmara [dos Deputados] e não houve celeuma similar”, escreveu Jean Paul Prates.

A assessoria de Zenaide Maia foi procurada, mas disse que não irá se manifestar.

Deixe um comentário