Prefeitura de Natal promove “Saúde Na Praia” nesta quinta-feira em Ponta Negra

Nesta quinta-feira (28), será realizada uma edição especial do projeto “Saúde na Praia”, promovido pela Unidade de Saúde Ponta Negra, alusivo as festividades carnavalescas. A ação será realizada das 8h às 16 horas, no calçadão da praia de Ponta Negra. Os profissionais de saúde que participam do projeto estarão fantasiados, em clima de folia, prontos para atenderem a população interessada nos serviços ofertados. Durante o evento será oferecido testes rápidos, vacinas de hepatite B e tétano, teste de glicemia, medição pressão arterial, entre outras ações como distribuição de panfletos educativos e camisinhas masculinas e femininas.

O “Saúde na Praia” foi criado em novembro de 2014, impulsionado pelo Novembro Azul, no intuito de estimular o interesse pela saúde da população trabalhadora masculina da Vila de Ponta Negra – visto que esta população não costumava comparecer muito na unidade.

Nestes cinco anos de existência, o projeto se estendeu e agora desce na praia que é cartão-postal de Natal e na Vila de Ponta Negra para realizar atendimentos ao menos seis vezes por ano. Os profissionais passam um ou dois dias atendendo as demandas dos usuários. O evento geralmente acontece em versões temáticas, os principais são: a versão carnaval no mês de fevereiro, a versão das mães no mês de maio, a versão primavera na estação citada e na primogênita versão do novembro azul, além de sempre ficarem em pontos estratégicos da vila de Ponta Negra para atender melhor a população. Para além dos serviços já citados o projeto conta ainda com palestras realizadas por convidados com temas como “doação de órgãos”, “violência doméstica”, “saúde no trabalho”, entre outros.

“Projetos como esses são de suma importância pois neles nós fazemos a prevenção e promoção à saúde dos trabalhadores tanto da vila quanto de quem quiser ser atendido. Na ocasião, às vezes são detectados problemas que vão receber a atenção necessária para serem resolvidos”, destaca a enfermeira da Unidade de Ponta Negra, Meine Siomara Alcântara.

Deixe um comentário