Robinson Faria sonha com um Rio Grande do Norte

O ex-governador Robinson Faria (PSD) voltou a usar as suas redes sociais para relembrar ações da sua administração. No texto, dividido em 14 itens, o ex-gestor faz um relato de ações realizadas nos últimos quatro anos para atrair investidores ao Estado e diz que o Rio Grande do Norte “precisa ser atraente para investimentos”.

No fim, afirma que trabalhou para que o RN se torne um “estado definitivamente próspero, independente financeiramente e liberto da velha política”. Ainda de acordo com o ex-governador, seu “sonho como norte-rio-grandense é que um dia o RN seja um estado com independência financeira para não se submeter a política submissa da boa vontade da União Federal”.

O primeiro item citado por Robinson é o da segurança jurídica. O ex-chefe do Executivo afirma que foram emitidas mais de 14 mil licenças durante sua administração para novos negócios e permanência de indústrias no RN, algumas à espera há mais de 10 anos. Em seguida, citou o Hotel Vila Galé, que se instalou no município de Touros, “gerando mais de dois mil empregos na região”. “Resultado do nosso trabalho, que de um governo que ofereceu segurança jurídica, transparência e agilidade”, disse.

No terceiro exemplo, fala do completo Six Senses, rede hoteleira que construirá um empreendimento em Baía Formosa. “O grupo vai construir na cidade o projeto Eco Estrela, formado por dois resorts e uma vila de casas em alto padrão. Ainda em meu governo, liberei a licença de instalação do empreendimento, garantindo segurança jurídica aos investidores para o início da construção. O investimento na primeira fase será de 400 milhões de dólares, podendo chegar a 1,5 bilhão de dólares até sua conclusão. Imagine a quantidade de emprego que vai ser criado na região”, comentou.

Depois lembrou do Aeroporto de Mossoró, que voltou a operar voos comerciais com a linha Mossoró/Recife da Azul. “Tiramos Mossoró do isolamento e abrimos novos caminhos para diversos seguimentos de geração de emprego, como no turismo e nas demais atividades que estão fortalecendo o perfil econômico da região”.

Já em relação a fruticultura, quinto item da lista de Robinson, o ex-governador fala que o setor se expandiu graças a “agilidade das licenças ambientais” em seu governo. “Chegamos a bater o maior recorde da história de exportação de frutas do RN. Durante meu mandato aumentamos a produção, a geração de emprego e, principalmente, a distribuição de renda no semiárido do Estado. Uma conquista!”, relembra.

Robinson disse ainda que foi em seu governo que o RN se tornou líder na produção de energia eólica no Brasil. “E assim permanecerá por um bom tempo, pois no último leilão, realizado em 2018, feito pelo Governo Federal, o estado foi contemplado com mais 27 parques, de um total de 48 parques leiloados. Esse resultado foi fruto de uma gestão que teve diálogo, ofereceu segurança jurídica, agilidade e transparecia nas licenças ambientais concedidas, muitas delas adormecidas e esquecidas há anos. Em 2015, quando assumi o governo do Estado, o RN tinha 50 parques eólicos em operação. Terminamos o mandato com um número histórico de 144 parques eólicos produzindo energia”, relembra.

O ex-governador cita ainda que foi em seu governo que os acessos aos polos industriais de Macaíba e Goianinha se transformaram em realidade. Depois, cita sua ida à China para captar a instalação da Chint Eletrics, uma das maiores produtoras de placas e componentes fotovoltaicos do mundo. A construção das estradas do Melão e da Castanha, respectivamente em Baraúna e Serra do Mel, também estão na lista.

O décimo item é a atividade salineira. “Nosso governo dialogou com os produtores e atendeu com incentivos necessários para manter no RN uma das atividades mais tradicionais da história da economia do nosso estado”, disse para, em seguida, falar sobre a carcinicultura. “Em nosso governo assumimos o primeiro lugar como o maior produtor de camarão do país, posição que tínhamos perdido no passado. Ultrapassamos o Ceará, após anos de dificuldades, com mais de 15 mil toneladas produzidas. Trabalhamos fortemente, ao lado dos produtores, para revitalizar a produção, principalmente com a aplicação da Lei Cortez Pereira que dá segurança jurídica, assegura milhares de empregos e incentiva a inovação e os investimentos. Muitas empresas que tinham ido embora para o Ceará retornaram, e outras ampliaram suas atividades no RN; como por exemplo a Potiporã, que gera mais de três mil empregos. Esse é mais um fruto de um governo que trabalhou e teve a melhor legislação, segurança jurídica e licenciamento ambiental para a atividade do camarão; afirmativa dos próprios produtores”.

O novo Centro de Convenções, inaugurado antes mesmo de ser concluído, também é citado por Robinson. “Recebo constantemente elogios e agradecimentos de hoteleiros e empresários pela entrega do Novo Centro de Convenções, que passou de 6 mil para 13 mil lugares. Uma obra importantíssima para fomentar o turismo de eventos no RN. Temos o Centro de Convenções mais bonito do Brasil”.

O Agronegócio é o penúltimo exemplo citado pelo ex-governador. “Temos muitas conquistas para celebrar, como por exemplo a Lei dos Queijos Artesanais, o apoio incondicional à agricultura familiar, Programa do Leite, acesso ao crédito, facilitando a vida do pequeno produtor, e tantas outras vitórias. Alcançamos o maior índice de cobertura da vacinação contra a aftosa do Nordeste com 97.8%. Hoje, o RN pode exportar carne para o Brasil e para o mundo”.

Robinson finaliza o texto citando que “tudo isso só acontece quando existe um governo aberto ao diálogo com o setor produtivo para ouvir sugestões, e com isso se tornar o que todos nós sonhamos: um estado atraente para investimentos em qualquer área econômica”.

Grande Ponto

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *