Barragem das Traíras, no Seridó, corre risco real de arrobamento se encher

Se o ‘inverno’ tivesse sido rigoroso na região do Seridó e a Barragem Passagem das Traíras acumulasse um grande volume d’água o suficiente para atingir sua lâmina de sangria, correria o risco iminente de ‘arrombar’.

A revelação foi feita ao blogue do Xerife por uma fonte bem informada. Que acrescentou que uma fenda será aberta para que toda água acumulada esvazie para que o serviço de recuperação da parede do reservatório seja feito diante do risco que representa.

A principal intervenção a ser realizada será a abertura de uma fenda na ombreira direita com dois objetivos principais: evitar o acúmulo de água e permitir uma análise maior sobre o estado da fundação do açude.

A abertura da fenda já é o início da recuperação, mas a empresa ainda vai entregar à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) o projeto da recuperação total do reservatório, que prevê ações como envelopamento dos taludes e um rebaixamento de 1 m do vertedouro. De acordo com Molinas, Essas intervenções vão diminuir peso e pressão no reservatório sem fazer com que ele perca capacidade de acumulação.

A barragem foi construída às pressas ao apagar das luzes da gestão do então governador do Rio Grande do Norte, Vivaldo Costa. 

Fonte: Blog do Xerife

Facebook Comments
Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *