Mineiro recebe produtores rurais de Punaú e sugere criação de grupo de trabalho para tratar de desassoreamento de rios

O desassoreamento de dois rios no Vale do Punaú, na região do município de Rio do Fogo, é o pleito principal de um grupo de produtores rurais recebido nesta quarta-feira (6) pelo secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro. Após a apresentação do problema que castiga a vida dos agricultores e já reduziu quase à metade a produção local, o secretário anunciou que irá sugerir a criação de um grupo de trabalho dentro do Governo do Estado para tratar do assunto.

“Temos 350 hectares, mas metade está coberto de água por causa dos rios. Nossa produção caiu de 4 milhões de quilos de jerimum para 2,5 milhões de quilos. Desde 2010 lutamos pra resolver essa situação, mas agora foi a primeira vez que um governo nos recebeu.  Acreditamos que a limpeza das calhas dos rios é a melhor saída pra gente continuar gerando emprego e renda nos municípios”, disse o produtor e presidente do Centro Social Heitor Barbosa, João Batista.

Em torno de 600 famílias de agricultores são atingidas pelo problema. Eles pleiteiam ao Governo do Estado a limpeza das calhas dos rios Piranhas e Punaú, para impedir que as cheias ocorram e destruam as plantações. No passado, a região chegou a ser responsável pelo Rio Grande do Norte figurar como maior produtor de jerimum do país.

“Sabemos do quanto o desassoreamento poderia ajudar esses produtores a ampliar sua produção, gerando emprego e renda para os municípios envolvidos e os do entorno. Nos colocamos à disposição para receber a demanda e, como envolve mais de uma secretaria, irei sugerir a criação de um grupo de trabalho para tratar do assunto”, pontuou o secretário.

Segundo Mineiro, o grupo de trabalho deve contar com todos os órgãos envolvidos na questão: Governo Cidadão, Emater, Idema, Emparn, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Desenvolvimento Rural (Sedraf). A previsão é no dia 5 de julho, data em que a Emater realizará um Dia de Campo em Punaú, os primeiros encaminhamentos deste grupo de trabalho sejam apresentados à população.

Além dos produtores rurais da região, participaram do encontro o diretor-presidente da Emater, César Oliveira, o coordenador de crédito fundiário da Sedraf João Vicente, o técnico do Idema Sebastião Menezes, o prefeito de Rio do Fogo Laerte Paiva e a professora de economia da UFRN Alice Cruz.

Deixe um comentário