Ministro do Meio Ambiente nega omissão em relação à Amazônia e culpa tempo seco por aumento de queimadas

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro Ricardo Salles negou nesta terça-feira (20) que o Ministério do Meio Ambiente foi omisso em relação à preservação da Floresta Amazônica.

“Não há nenhuma omissão do ministério em relação a absolutamente nada. Muito pelo contrário. Nós, apesar das dificuldades orçamentárias, apesar do problema de infraestrutura, apesar de uma série de limitações que vêm administrações após administrações, estamos colocando eficiência administrativa para disponibilizar nesse exato momento todas as equipes”, disse.

Na Fenasucro, em Sertãozinho (SP), Ricardo Salles também responsabilizou estados por controle dos focos de incêndio após alta de 82% das queimadas apontada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e culpou o clima seco pela alta incidência de ocorrências registradas em todo o país.

“O principal combate é dado pelos governos estaduais, pelos Corpos de Bombeiros estaduais, e em caráter complementar as equipes de PrevFogo, tanto do Ibama quanto do ICMBio, os brigadistas e os equipamentos, aeronaves e tudo. Tudo isso está em operação, estamos fazendo o máximo de esforço que podemos. Isso decorre de um ambiente muito seco e há, portanto, essa maior incidência de queimadas”, afirmou.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por causa da fumaça produzida em incêndios florestais, incluindo a região amazônica, e da frente fria, que moradores de São Paulo viram “o dia virar noite” na tarde de segunda-feira (19).

Durante a cerimônia de abertura da feira, o ministro do Meio Ambiente também comparou a associação entre as queimadas e a fumaça em São Paulo a um vídeo falso que mostrava um ataque a um helicóptero do Ibama em Rondônia, que não aconteceu.

“Esse sensacionalismo irresponsável na área ambiental não contribui para as melhores práticas e para a defesa efetiva das questões importantes do nosso país”, afirmou.

G1

Deixe um comentário