III Jogos Paradesportivos do Natal acontecem neste fim de semana

Júlia Arruda

De sexta a domingo, serão realizadas competições de natação, halterofilismo, bocha, tênis mesa e de quadra, futebol society e corrida infantil._

Valorizar o paradesporto e estimular a inclusão de pessoas com deficiência através do esporte. Esses são os objetivos dos Jogos Paradesportivos do Natal, que chegam em 2019 a sua terceira edição e serão realizados neste fim de semana. O evento é promovido pela Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) e fruto da Lei nº 6.507/14, de autoria da vereadora Júlia Arruda. Ao todo, serão sete modalidades contempladas: natação, halterofilismo, bocha, tênis mesa e de quadra, futebol society e corrida infantil. A programação é gratuita e aberta ao público.

A abertura será nesta quinta-feira (28), às 15h30, no Palácio dos Esportes, com o tradicional desfile das equipes e instituições, e as competições acontecem de sexta (29) a domingo (1º). “Essa terceira edição vem para consolidar os Jogos Paradesportivos como um evento importante de incentivo ao paradesporto amador. A gente fica muito feliz em ver pessoas que, com suas deficiências, nunca haviam experimentado o esporte vivenciando pela primeira vez alguma modalidade esportiva”, comenta a secretária de Esporte e Lazer, Danielle Mafra.

A programação começa na sexta-feira (29), às 9h, no UNI-RN, onde serão realizadas as provas de natação, e segue, às 10h, no Palácio dos Esportes, com o halterofilismo. À tarde é a vez do tênis de mesa, às 14h, no campo de Brasília Teimosa. Já no sábado (30), haverá competições durante todo o dia, começando pelo tênis de quadra, às 8h, no Aeroclube; bocha, às 8h30, no Palácio dos Esportes; e o futebol society, às 15h30, no campo de Brasília Teimosa. Fechando a programação, no domingo (1º), tem a corrida infantil, a partir das 7h, no Palácio dos Esportes.

Os Jogos Paradesportivos entraram oficialmente para o calendário de esportes de Natal em 2017, atendendo a um apelo de instituições que atuam no paradesporto amador. Autora do projeto e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal, a vereadora Júlia Arruda destaca o papel social do evento. “Mais do que uma oportunidade para Natal valorizar os grandes nomes que temos no esporte paralímpico, esse é o momento de levantar a bandeira da inclusão pelo esporte, envolvendo as famílias e mostrando pra toda a sociedade que pessoas com deficiência também podem e devem superar suas limitações”, comenta.

Deixe um comentário