EUA negam visto a ministro iraniano para ONU e elevam tensão

Os Estados Unidos negaram um visto ao ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, que lhe permitiria participar de uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas em Nova York na próxima quinta-feira, 9, informou uma autoridade do país norte-americano.

Os comentários feitos nesta segunda-feira, 6, pelo oficial, que falou sob condição de anonimato, acompanham o momento de aumento de tensão entre os dois países, após os Estados Unidos promoverem um ataque que culminou na morte do mais importante comandante militar do Irã, Qassim Suleimani, na última sexta-feira, 3.

Sob o ‘acordo de sede’ da ONU em 1947, os Estados Unidos geralmente são obrigados a permitir o acesso às Nações Unidas para diplomatas estrangeiros. Mas Washington diz que pode negar vistos por razões de “segurança, terrorismo e política externa”.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos recusou comentar a situação. A missão do Irã nas Nações Unidas afirmou não ter recebido nenhuma comunicação oficial dos EUA ou da ONU sobre o caso. O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, não quis se manifestar.

Zarif pretendia participar de uma reunião do Conselho de Segurança que trataria da manutenção da Carta da ONU. A reunião e as viagens de Zarif haviam sido planejadas antes do último surto de tensão entre Washington e Teerã.

A reunião do Conselho de Segurança daria a Zarif um holofote global para criticar publicamente os Estados Unidos por matar Suleimani.

Deixe um comentário