Dispensando superadas tornozeleiras, com aplicativo inteligente, Prefeitura de Natal garante proteção às mulheres ameaçadas de violência doméstica


A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas, e a coordenação de formação técnica da Patrulha Maria da Penha participaram de uma reunião com juízes da Vara da Violência Doméstica onde foi discutido a implementação efetiva da Patrulha Maria da Penha.

Na ocasião, o Judiciário ficou ciente de todo o processo de criação e formação dos guardas municipais que vão atuar na proteção de mulheres vítimas de violência em Natal. No encontro ficou acertado que cada um dos juízes envolvidos no processo vão ter acesso ao pelotão de guardas municipais capacitados a atuarem na Patrulha Maria da Penha.

A Semdes já formou duas turmas de guardas municipais tornando aptos cerca de 60 agentes, que passaram a ter conhecimento técnico e operacional para agir nos casos de intervenções na proteção das mulheres enquadradas dentro do programa de medidas protetivas conduzido pelo Poder Judiciário.

A Patrulha Maria da Penha vai funciona a partir do momento em que o agressor é notificado pela Justiça sobre a medida protetiva, que o impede de se aproximar da vítima. A equipe multidisciplinar deve entrar em ação, primeiro em contato com a vítima para que ela autorize o acompanhamento da ronda. A mulher recebe visitas periódicas e é monitorada tanto presencialmente como por telefone e aplicativo, entrando em contato com a Patrulha da Guarda Municipal caso se sinta ameaçada. Ao acionar, a Patrulha Maria da Penha age e comunica à Justiça que houve o descumprimento da medida judicial dando toda a proteção legal a vítima.

Deixe um comentário