Ibovespa cai 13,5% com pânico sobre efeito econômico do coronavírus

Redução dos juros pelo Banco Central americano indica que efeito negativo do coronavírus sobre economia pode ser maior do que o esperado

São Paulo – O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, recuava 13,54% por volta das 15h10 desta segunda-feira (16), para 71.484 pontos.  A bolsa de valores B3 sofre com uma nova onda de pânico global por conta do avanço da pandemia de coronavírus Covid-19 e teve as negociações suspensas no início do pregão pelo mecanismo de “circuit breaker” quando a baixa do Ibovespa atingiu 12,5%.

O “circuit breaker” é um mecanismo que interrompe as negociações por 30 minutos quando a queda do índice chega a 10% em relação ao fechamento anterior e por uma hora quando a baixa encosta em 15%. O objetivo da medida é esfriar os ânimos na bolsa. Se não adiantar e a baixa do Ibovespa chegar a 20%, as transações são interrompidas por um período de tempo a ser definido pela B3. Na semana passada, as transações chegaram a ser suspensas quatro vezes em meio aos temores dos efeitos do surto de coronavírus sobre a economia mundial.

A decisão do Federal Reserve (Fed), banco central americano, de cortar sua taxa de juro para zero na noite de domingo (15) piorou o humor dos investidores ao indicar grande preocupação com esse impacto. Em Nova York, as transações no mercado de ações também foram paralisadas logo cedo hoje por 15 minutos após a baixa do índice S&P 500, que reúne os 500 papéis mais importantes, chegar a 8%.

Deixe um comentário