Países que já haviam controlado a COVID-19 confirmam a 2ª onda de infecções

Claudio Yuge

Hong Kong, Singapura, Taiwan e Coreia do Sul e China foram os primeiros países a controlar a epidemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), antes mesmo que se tornasse uma pandemia. O que ajudou bastante os asiáticos foi a experiência traumática de 2002, quando outra versão do patógeno, a SARS, também causou muitas mortes e problemas econômicos. Agora, porém, diferente da ocasião anterior, os asiáticos estão vendo o ressurgimento da COVID-19 nos últimos dias, confirmando uma segunda onda de infecções.

Vale destacar que, entre as ações iniciais, esses países bloquearam sua imigração mais rapidamente, mobilizaram agentes de saúde pública para acompanhar os contatos dos casos, mantiveram seus hospitais preparados e começaram a publicar informações e dados claros e consistentes. Eles achataram suas curvas da relação contágio/atendimento antes que o resto do mundo entendesse essa medida seria necessária.

Mas, nas últimas semanas, essas curvas apresentaram uma reviravolta. O número de novos casos nesses locais está subindo cada vez mais. A contagem de Hong Kong começou a subir no dia 18 de março e deu um salto para 84 novos positivos em 28 de março. Singapura apresentava 47 novas infecções em 16 de março e, desde então, a cidade-estado teve três dias com mais de 70 positivos a cada 24 horas. Taiwan, que tinha 5 contágios confirmados no final de janeiro, passou a registrar 20 por dia em meados de março. Já a Coreia do Sul teve 86 novos casos na sexta-feira (3).

Deixe um comentário