Após críticas de Bolsonaro a Alexandre de Moraes, associação de juízes diz que ‘ofensas pessoais’ a magistrados são ‘inadmissíveis’

Alexandre Moraes e seu amigo Temer

O Globo/Marco Grillo
BRASÍLIA – Depois das críticas do presidente Jair Bolsonaro na manhã desta quinta-feira, a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) saíram em defesa do ministro Alexandre de Moraes. Em nota, a entidade afirmou que considera “inadmissível” que magistrados sofram “ofensas pessoais” em função de suas decisões.

Ao deixar o Palácio da Alvorada, Bolsonaro disse que Moraes tomou uma decisão “política” ao suspender a nomeação de Alexandre Ramagem como diretor-geral da Polícia Federal e afirmou que o ministro foi indicado para a Corte porque mantinha “amizade” com o ex-presidente Michel Temer.

“É inadmissível que Magistrados, no exercício das funções constitucionais, dentro do seu poder de decidir com base em seu livre convencimento motivado, sejam alvos de ofensas pessoais”, diz a nota da Ajufe, que manifestou “total repúdio” às declarações de Bolsonaro. “O Poder Judiciário é um dos poderes da República, e é inadmissível que uma autoridade pública não reconheça esse princípio basilar ou queira se sobrepor a essa realidade constitucional”.

Deixe um comentário