Pesquisa mostra que, para 67% dos médicos, há subnotificação de dados sobre coronavírus


Uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Medicina aponta que 67% dos médicos consideram que há subnotificação nos dados sobre o coronavírus divulgados pelo ministério da Saúde. Isso engloba tanto casos quanto mortes pela Covid-19.
O estudo foi feito com 1984 médicos de todo o país, entre os quais 1077 responderam todas as questões e estão trabalhando durante a pandemia do novo coronavírus. Os dados foram coletados entre 25 de junho e 2 de julho por meio de questionário online.

Entre os profissionais que responderam à pesquisa, 45,4% acreditam que o número de casos divulgados é menor que a realidade. Enquanto 21,5% consideram que há mais mortes do que os números divulgados.

O estudo mostra também que o número de médicos que se sentem capacitados para atender pacientes com Covid-19 em qualquer fase da doença cresceu. No período pesquisado, 28% dizem estar plenamente capacitados. Em maio era 22,3%, enquanto em abril, 15,5%.
Questionados sobre o clima no ambiente de trabalho, 63% dos profissionais participantes relatam que os colegas e colaboradores estão apreensivos. Os sentimentos mais usados pelos médicos para descrever o que os colegas sentem são ansiedade (69,2%), estresse (63,5), sensação de sobrecarga (50,2%) e exaustão física ou emocional (49%).

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *