Projeto de Lei do Vereador Paulinho Freire quer incluir Campanha Educativa de Prevenção a Doenças Cardiovasculares em Mulheres em Natal


Várias pesquisas apontam que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Entre as mulheres, as cardiopatias representam 30% dos óbitos, superando os números de cânceres ginecológicos, como os de mama e ovário. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), essas enfermidades causam anualmente óbito em 8,5 milhões de mulheres no mundo. O Projeto de Lei apresentado hoje pelo Vereador Paulinho Freire na Câmara de Natal foi aprovado em primeira discussão e pretende instituir a Campanha “Coração de Mulher” no calendário oficial do município.

“Trata-se de uma ação de prevenção com campanha educativa de alerta e orientação às mulheres sobre o diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares em Natal. No geral, a população feminina sofre com a alta prevalência dos fatores de risco clássicos para doenças cardíacas. Não podemos perder essa informação de vista, por isso a ideia do PL”, explicou Paulinho Freire.

De acordo com informações do vereador a intenção é que a campanha seja realizada com a participação do poder público municipal e de toda a população anualmente, sempre na última semana de setembro, coincidindo com o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro. “Caso o PL vire Lei Municipal a ação irá fazer parte do calendário municipal e vai ganhar força para conseguir reunir vários grupos de entidades que envolvem as mulheres, associações médicas e representantes da sociedade civil numa mesma luta”, concluiu.

O PL incentiva a promoção de inúmeras ações para prevenir ou que permitam diagnosticar as doenças cardiovasculares como palestras, orientações de nutrição, atividade física, exames preventivos, entre outros, em toda a cidade do Natal.

Deixe um comentário