Veja o que se sabe até agora sobre o frango brasileiro identificado com coronavírus na China


O Globo
Uma amostra de asas de frango congeladasimportadas do Brasil apresentou resultado positivo para o novo coronavírus, segundo comunicado do governo chinês divulgado nesta quinta-feira. A amostra foi retirada da superfície do frango, o que torna o caso diferente dos anteriores.
As outras amostras de comida congelada que tiveram o resultado positivo para o vírus tinham material recolhido da superfície das embalagens. Veja o que se sabe até agora sobre o caso.

O que autoridades chinesas identificaram nas amostras de frango brasileiro exportados para o país?

Foi identificado coronavírus em amostra de asas de frango congeladas importadas do Brasil pela China. A amostra foi retirada da superfície do frango e foi analisada dentro de um programa rotineiro de testagem feita em carnes e frutos do mar comprados no exterior. O exame foi feito no distrito de Longgangdeu e deu positivo na terça-feira. O resultado foi confirmado num reexame feito pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças local.


O coronavírus já foi identificado em comida congelada?

Sim, mas outras amostras de comida congelada que acusaram o resultado positivo para o coronavírus tinham material recolhido da superfície das embalagens. Isso aconteceu com pacotes de camarão exportados do Equador para a China, por exemplo.

Por quanto tempo o vírus pode sobreviver em superfícies congeladas?

Segundo o infectologista e chefe do setor de segurança e saúde do paciente do Hospital Universitário de Juiz de Fora, Rodrigo Daniel de Souza, o vírus sobrevive em superfícies por horas ou poucos dias. No caso do papelão, são 48 horas.

Mesmo que o vírus sobreviva em superfícies por esse tempo, ele precisa de um hospedeiro – animal ou humano – para se multiplicar. Podem ser detectadas pequenas quantidades que não são suficientes para infetcar o ser humano.

Pessoas que tiveram contato com o lote de frango brasileiro foram testadas na China. Todas tiveram resultado negativo.

Cozinhar o alimento é suficiente para matar o coronavírus?

De acordo com Souza, ainda não existem evidências que comprovem que o coronavírus seja transmitido através de ingestão de alimentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus é sensível às temperaturas normalmente utilizadas para cozimento dos alimentos (em torno de 70ºC).

– Ainda não temos registro de transmissão de Covid-19 por alimentos. O simples preparo do frango vai ser suficiente para matar o vírus. Os riscos de a pessoa se contaminar seria ao tocar o alimento e, sem a devida higienização, tocar o rosto, por exemplo. Dessa forma, é importante lavar as mãos, antes, durante e depois do preparo de qualquer alimento.

De onde vem o frango exportado para a China?

O frango brasileiro veio de um frigorífico do sul de Santa Catarina.

Já foram detectados casos de Covid em frigoríficos brasileiros?

Sim. No início de julho, testes em massa revelaram um surto de infecções por coronavírus em fábricas operadas pelas processadoras de alimentos JBS e BRF no Centro-Oeste do país. Um total de 1.075 empregados de uma fábrica de suínos da JBS testaram positivo para Covid-19.

Outros 85 trabalhadores também testaram positivo num frigorífico de aves da BRF na região, onde a empresa emprega cerca de 1.500 pessoas.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o setor adotou todas as normas exigidas pelos ministérios da Saúde, Economia e Agricultura, além das recomendações da OMS, com protocolo validado pelo Hospital Albert Einstein.

Exportadores brasileiros de carne de frango e suína já se dispuseram a testar todos os embarques que chegam à China para provar que as cargas são seguras para consumo.

Já foi identificada presença de vírus em frigoríficos de outros países?

Sim. Um novo foco do coronavírus na Nova Zelândia, detectado nesta quinta-feira, teria se originado em trabalhadores de um frigorífico. Segundo um site local, a empresa dona do frigorífico seria a americana Americold, que recebe produtos importados. Uma das hipóteses investigadas pelo governo é a de que o vírus tenha chegado com as mercadorias.

Nos Estados Unidos, o maior sindicato do setor de carnes afirmou no fim de junho que 93 trabalhadores de frigoríficos e da indústria de processamento de alimentos do país morreram em decorrência da Covid-19, alertando para os riscos no setor.

A China já suspendeu importações brasileiras por suspeita de coronavírus?

Sim. No final de junho, a China suspendeu importações de três processadores brasileiros de carne. Em julho, a China suspendeu temporariamente as importações de uma fábrica da BRF, em Lajeado, e de uma da JBS, em Três Passos, ambas no Estado do Rio Grande do Sul. Ainda não se sabe se o país vai vetar importações do frigorífico brasileiro que processou o frango contaminado pelo coronavírus.

Deixe um comentário