Candidato a Prefeito de Natal do NOVO é condenado por usar perfis fake contra adversário

A juíza eleitoral Hadja Rayanne Holanda de Alencar, de 3ª Zona, condenou o candidato do partido NOVO à Prefeitura do Natal, Fernando Pinto, por usar perfis falsos nas redes sociais contra o adversário Kelps Lima (Solidariedade). O empresário terá que pagar uma multa de R$ 5 mil.

Na sentença, a magistrada afirmou que os perfis foram utilizados pelo candidato do NOVO para campanha negativa para Kelps Lima. Ela disse ainda que foi deduzido que os perfis eram falsos porque todos eram femininos, com fotos extraídas de banco de imagens ou de outros usuários, não tinham publicações e interações posteriores e possuíam poucos seguidores.

“Foram identificados os IPs de acesso dos referidos perfis, sendo um deles utilizados para acesso ao perfil de Fernando Pinto no Instagram, bem como aos perfis indicados como falsos”, afirma a sentença. Ainda foram vistos acessos aos perfis nas empresas de publicidade e advocacia nas quais Fernando Pinto é sócio.

Fernando Pinto alegou que os perfis são de responsabilidade de sua secretária executiva Camila Suassuna, que teria criado os perfis e as postagens.

De acordo com a juíza, “ao veicular postagem tecendo severas críticas ao candidato Kelps Lima, e criar perfis falsos para dar amplitude e visibilidade a postagem original, o representado prática de ato de campanha eleitoral antecipada, sob modalidade negativa, ademais usando de meio proscrito, já que se vale de anonimato para postar #fakelima, #kelpsfake”.

TN

Facebook Comments
Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *