Biden reduz diferença na Pensilvânia e Geórgia; Trump perde ações na Justiça

A vantagem do presidente Donald Trump para o democrata Joe Biden no estado da Pensilvânia caiu para cerca de 18 mil votos na madrugada desta sexta-feira (6), com 95% das urnas apuradas. No início da quinta essa diferença era de cerca de 500 mil votos e, durante a noite, foi de 100 mil.

Na Geórgia, às 5h desta sexta (horário de Brasília), com 99% das urnas apuradas, a diferença é de apenas 665 votos. Durante a quinta, a diferença chegou a ser de 60 mil.

Com 20 votos no colégio eleitoral, a Pensilvânia pode decidir a eleição em favor de Biden, que atingiria 273 votos no colégio eleitoral, três a mais do que o necessário para ser eleito presidente. A Geórgia possui 16 delegados.

Biden tem 253 delegados até a manhã desta sexta-feira, segundo projeção da CNN.

O restante dos votos na Pensilvânia vêm de grandes cidades como Filadélfia e Pittsburgh e foram enviados pelo correio, o que tem favorecido o democrata.

Segundo dados da apuração no estado, em média, de cada cinco votos enviados pelo correio em grandes centros urbanos na Pensilvânia, quatro são a favor de Biden.

O democrata ainda lidera em Nevada e no Arizona, que podem lhe dar mais 17 votos no colégio eleitoral, e está tecnicamente empatado com Trump na Geórgia, que dispõe outros 16 delegados.

Em breve discurso em Delaware hoje, Biden voltou a pedir paciência para os eleitores. Ele lidera a apuração também no voto popular.

Com o caminho cada vez mais difícil no colégio eleitoral, o presidente Trump recorreu à Justiça para tentar parar a votação em estados nos quais Biden lidera. A Justiça já rejeitou pedidos em ao menos dois estados: Michigan e Geórgia.

O presidente precisa vencer na Pensilvânia e Geórgia e superar Biden no Arizona ou em Nevada para se reeleger.

Trump perde ações 

Dois processos abertos pela campanha de Donald Trump no Michigan e na Geórgia contra apuração de votos foram negados pela Justiça desses estados nesta quinta-feira (5).

O tribunal do estado da Geórgia rejeitou o processo apresentado pelos republicanos para impedir “a contagem ilegal de votos recebidos após a eleição” na cidade de Savannah. O partido abriu o processo após um seus fiscal de urnas supostamente ter visto cédulas recebidas pelos correios que ainda não haviam sido processadas misturadas com cédulas que já estavam tabuladas.

No documento, o partido Republicano e a campanha de Trump afirmam que “o processo de custódia das cédulas não foi seguido corretamente”.

As cédulas em questão eram poucas em quantidade: uma pilha de três cédulas, e uma segunda pilha de 53 cédulas, de acordo com uma cópia dos registros do processo concedidos pelo partido.

CNN BRASIL

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *