Um em cada 4 pacientes com coronavírus tem “língua de Covid”, diz pesquisa

lingua agora deles Um em cada 4 pacientes com coronavírus tem “língua de Covid”, diz pesquisa

Um em cada quatro pacientes com coronavírus apresenta alterações na língua, de acordo com um novo estudo publicado no British Journal of Dermatology. Entre as principais modificações, os pesquisadores identificaram inchaço, feridas, protuberâncias na superfície da língua, reentrâncias e/ou manchas descoloridas. A sensação de queimação na boca também foi observada em uma pequena porcentagem dos participantes.

O estudo feito envolveu 666 pacientes com Covid-19 e pneumonia leve ou moderada do Hospital Universitário de La Paz, em Madri (Espanha). De modo geral, os sintomas apareceram em conjunto com a perda de paladar, sinal que já se tornou comum em pacientes infectados por Sars-CoV-2.

A alteração lingual mais comum observada na pesquisa foi a papilite lingual transitória, uma inflamação das pequenas saliências na superfície da língua. Mais de 6% dos pacientes tinham glossite, inflamação ou infecção que causa inchaço e mudança de cor na língua.

Outros 7% apresentaram estomatite aftosa, condição causada por úlceras bucais benignas e não contagiosas e 4% dos voluntários tinham saburra (camada composta de células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares que aderem à superfície da língua) branca irregular.

Deixe um comentário