Ex-arcebispo do Vaticano acusado de pedofilia morreu de ataque cardíaco

O polonês Jozef Wesolowski, ex-núncio da República Dominicana e que seria julgado por pedofilia e posse de material pornográfico, morreu por um “evento cardíaco”, segundo os primeiros resultados da autópsia, divulgados pelo Vaticano.

A análise foi ordenada pelo promotor do Vaticano, Gian Piero Milano, que nomeou uma comissão de três peritos. Nos próximos dias, o promotor receberá novos resultados de laboratório.

Excomungado em junho de 2014, Wesolowski se tornou a primeira autoridade de alto escalão a ser detida no Vaticano sob acusações de pedofilia.

Há suspeita de que ele cometeu abusos contra menores de idade durante sua estadia na República Dominicana.

O núncio é responsável pelas relações diplomáticas entre o Vaticano e o país para onde foi designado, como se fosse um embaixador.

Ele foi encontrado morto às 5h de sexta (28), sentado em uma poltrona e com a televisão ligada em sua residência no Vaticano. No breve comunicado que informou a morte, o Vaticano tinha afirmado que “as primeiras verificações indicaram uma morte por causas naturais”.FILE - This March 15, 2013 file photo shows Archbishop Jozef Wesolowski, papal nuncio for the Dominican Republic, in Santo Domingo, Dominican Republic. Wesolowski has been convicted by a church tribunal of sex abuse and has been defrocked, the first such sentence handed down against a top papal representative, the Vatican said Friday, June 27, 2014. (AP Photo/Manuel Diaz, File) ORG XMIT: XLAT120

Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *