Ante risco de derrota na CCJ, Temer convoca Maia e Eunício para almoço

BRASÍLIA  –  Depois de ser alertado do risco de derrota na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o presidente Michel Temer antecipou em algumas horas o retorno da Alemanha para Brasília e reuniu-se, no Palácio do Jaburu, com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e com o presidente do Congresso, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Temer convocou ambos nesta manhã para um almoço na residência oficial para discutir a conjuntura política.

Acendeu no Planalto o sinal amarelo do risco de derrota de Temer na CCJ na votação do relatório do deputado Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), que confirmará a admissibilidade da denúncia da Procuradoria Geral da República contra o pemedebista. A derrota na CCJ não impede futura vitória no plenário da Câmara, mas esse resultado indicaria o enfraquecimento político de Temer na Câmara – Casa que ele presidiu três vezes.

Auxiliares de Temer no Planalto continuam atestando a “lealdade” de Maia, mas não estão alheios à movimentação de aliados do democrata para que ele assuma a cadeira do pemedebista na Presidência. Aliados de Temer dizem que Maia adotou uma “postura institucional” como presidente da Câmara. Contudo, não agiu nos bastidores para refrear articulações de seu grupo pela derrota de Temer na Câmara.

No momento, há dois placares discrepantes entre os grupos de Temer e Maia. No Planalto, a aposta é de que o pemedebista vence a votação na CCJ com 40 votos. São necessários 34 votos para derrotar o relatório de Zveiter. Em outra frente, aliados de Rodrigo Maia dizem que Temer tem apenas 28 votos na CCJ, contra 36 dos favoráveis ao relatório de Zveiter. O relatório será apresentado amanhã.