Carmén Lúcia cobra apuração de vazamentos para evitar que autores ‘sejam beneficiados’

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, dá palestra dos EUAA presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, alertou nesta segunda-feira para os riscos do vazamento de delações premiadas e a importância de sua apuração.

Segundo a ministra, os vazamentos devem ser investigados para evitar que os próprios responsáveis pela divulgação de informações sigilosas sejam beneficiados.

“Não se pode tentar criar nulidades que vão beneficiar aquele que deu causa a essa situação”, disse a ministra em Washington (EUA), sem menções à operação Lava Jato, em resposta a questionamento feito pela BBC Brasil.

Em entrevista no fim de semana, o juiz federal Sergio Moro, responsável pela operação Lava Jato na primeira instância, reconheceu que houve vazamentosda delação de executivos da Odebrecht.

“Pontualmente, realmente ocorreram vazamentos e muitas vezes se tenta investigar isso, mas é quase como se fosse uma caça a fantasmas, porque normalmente o modo de se investigar isso de maneira eficaz seria, por exemplo, quebrando sigilos do jornalista que publicitou a informação”, afirmou Moro em entrevista à BBC Brasil.

“Não estou reclamando destas proteções jurídicas (ao trabalho jornalístico), acho importante”, afirmou Moro.

No fim de março, os advogados de Michel Temer pediram a anulação das oitivas da Odebrecht, inclusive a de Marcelo Odebrecht, no processo que avalia a cassação da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral.

Temer argumenta que o TSE só teria convocado executivos da empreiteira para depoimento após o vazamento ilegal do conteúdo da delação feita como parte da Lava Jato.