Coreia do Norte está querendo guerra co os EUA

O presidente americano Donald Trump “declarou guerra” à Coreia do Norte, afirmou esta segunda-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Ri Yong-ho, que ameaçou derrubar os bombardeiros dos Estados Unidos, diz a BBC.

“Trump afirmou que a nossa liderança não permaneceria por muito tempo”, afirmou o ministro a repórteres em Nova Iorque, por ocasião da Assembleia Geral da ONU.

Em causa estão as declarações de Donald Trump a 19 de setembro, um vez que este defendeu que os EUA podem “destruir totalmente” a Coreia do Norte, caso as tensões atuais levem a um conflito com o eventual uso de armas nucleares.

Um comité parlamentar da Coreia do Norte enviou ontem uma carta aberta a diversos deputados internacionais, condenando a atitude beligerante do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou hoje a agência estatal norte-coreana KCNA.

No sábado, 23 de setembro, bombardeiros norte-americanos voaram perto da costa norte-coreana para enviar “uma mensagem clara” a Pyongyang, cujas provocações causaram a ira do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, informou o Pentágono.

“Esta missão é uma demonstração de resolução dos EUA e uma mensagem clara de que o presidente tem muitas opções militares para derrotar qualquer ameaça”, disse a porta-voz do Pentágono, Dana White.

“Estamos preparados para usar todo o tipo de capacidade militar para defender a pátria dos EUA e nossos aliados”, acrescentou.

Na ONU, a Coreia do Norte classifica Trump de megalómano e “rei mentiroso”.

A continuação dos testes nucleares da Coreia do Norte na região e a dura retórica usada pelos Estados Unidos depois da chegada de Donald Trump à Casa Branca provocaram um escalar da tensão entre os dois países.

Fonte: Sapo 24

Facebook Comments