Cunha articula destituição de Picciani no PMDB

Por Josias de Sousa

Eduardo Cunha articula a destituição do deputado Leonardo Picciani do posto de líder do PMDB. Faz isso em resposta à pretensão do correligionário de substituí-lo na presidência da Câmara. “Se o Picciani quer disputar outros cargos, temos que escolher um novo líder para a bancada”, disse Cunha, em conversa com Michel Temer, vice-presidente da República e presidente do PMDB.

Cunha encontrou-se com Temer na noite de quarta-feira (4), no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice. Estava irritado com a presença em Brasília de Jorge Picciani, presidente da Assembléia Legislativa do Rio e pai de Leonardo Picciani. Sabia de cada passo do patriarca dos Picciani na cidade.

Segundo Cunha, Jorge Picciani estivera horas antes com Dilma Rousseff e com o coordenador político do governo, ministro Ricardo Berzoini. Encontrara também o mensaleiro Valdemar Costa Neto, mandachuva do PR. Em todas as conversas, tratara dos planos de acomodar o filho no comando da Câmara.

Ex-aliado de Leonardo Picciani, Cunha informou a Temer que iniciará os contatos para apeá-lo da liderança. “Se o Picciani quer disputar outros cargos, é sinal que não deseja mais ser líder”, disse. Parte da conversa foi testemunhada por dois peemedebistas do grupo de Temer: o ministro Eliseu Padilha (Aviação Civil) e o ex-ministro Moreira Franco, hoje presidente da Fundação Ulysses Guimarães, braço acadêmico do PMDB.