Em busca de valorização, advogados lançam em Natal a campanha “#É De Lei” chega ao RN

e da leiRespeito e valorização às atividades advocatícias. Garantir estes direitos é o principal objetivo da campanha #É De Lei, promovida no Estado pela Associação dos Advogados do Rio Grande do Norte (AARN) e lançada oficialmente na noite desta quarta-feira (28). A ação também conta com painéis nos Juizados Especiais de Natal e no Fórum Miguel Seabra Fagundes. Os painéis servirão para colher adesões de advogados.

Criada originalmente pela Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP), a campanha de valorização dos profissionais da categoria tenta chamar a atenção da sociedade e, principalmente, dos demais agentes que formam o meio jurídico, como juízes e promotores. Segundo o vice-presidente da AASP, Fernando Whitaker, que participou do lançamento da campanha no RN, acentuou-se nos últimos anos a necessidade de reconhecer o papel desempenhado pelos advogados na garantia dos direitos. “Vemos a cada dia tentativas de diminuir a advocacia e seus profissionais. Há vários motivos para isso, como a intolerância ao direito à defesa até a soberba de profissionais em todas as áreas da Justiça, inclusive dos próprios advogados”, aponta o dirigente da Associação de São Paulo.

A presidente da Associação no Rio Grande do Norte, Rossana Fonseca, segue na mesma linha, ressaltando que a campanha #É De Lei estimula esse debate em torno da importância da atividade advocatícia e da necessidade do direito de defesa para todos. Em razão disso, ela celebra a parceria entre AARN e AASP para a deflagração da campanha no RN. “Já tínhamos o desejo de fazer uma ação mais efetiva em favor dos advogados. Com a campanha, estamos hoje aqui colocando esse plano em prática”, destacou ela, em pronunciamento no evento.

Além do lançamento oficial, que lotou o auditório da Procuradoria Geral do Estado, a campanha #É De Lei no Estado terá uma série de ações. Uma delas foi realizada já na manhã desta quinta-feira (29), com a instalação de painéis que servirão para a coleta de assinaturas de adesão à causa. Os painéis foram colocados na sede dos Juizados Especiais, no bairro de Potilândia, e no Fórum Miguel Seabra Fagundes, no bairro de Lagoa Nova.