Empresa anuncia anticoncepcional para homens com efeito de até 10 anos

Por Rodrigo Capella
O uso de anticoncepcionais como a pílula mudou, definitivamente, a vida sexual das pessoas, porém criou uma cultura em que a responsabilidade de gravidez indesejada cai sobre a mulher. Muitas tentativas de lançar uma “pílula” masculina já foram estudadas, mas nenhuma emplacou no mercado.
Agora, contudo, uma organização sem fins lucrativos dos Estados Unidos diz ter desenvolvido uma alternativa que pode durar até 10 anos seria facilmente revertida caso o homem decida ser pai.
O produto desenvolvido se chama Vasalgel, um anticoncepcional sem uso de hormônios e que é aplicado com uma única injeção no canal deferente. Uma gota de gel é injetada (um polímero) que bloqueia a passagem dos espermatozóides. Caso o homem queira interromper o método, basta a aplicação de bicarbonato de sódio para dissolver o gel.
O Vasalgel é desenvolvido pela Fundação Parsemus, desde 2010, e a empresa procura investidores para seguir com suas pesquisas.
De acordo com a Parsemus, 12 meses de estudos com coelhos demonstraram que não foram encontrados espermatozóides a partir da segunda amostra de sêmen em diante. A empresa espera que o Vasalgel seja uma alternativa à vasectomia e planeja realizar o primeiro teste cliníco entre 2015 e 2016.
A empresa alega que tem dificuldades em arrumar investidores, pois o Vasalgel poderia abalar o rentável mercado dos anticoncepcionais femininos.
Facebook Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *