Falha em disjuntor na subestação de Xingu causou apagão, diz ONS

Por Rodrigo Polito | Valor

RIO  –  Uma falha em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará, causou a separação entre os sistemas elétricos das regiões Norte e Nordeste do restante do país. Com isso, o Norte e Nordeste ficaram com excesso de geração de energia provocando um colapso na rede e a interrupção do fornecimento de energia para todo o Nordeste e quatro Estados do Norte (Amazonas, Tocantins, Pará e Amapá), informou há pouco o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata.

Segundo ele, a falha também fez acionar o sistema de automático de proteção chamado de “Esquemas Regionais de Alívio de Carga” provocando a interrupção na carga de 4.200 megawatts (MW) para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Segundo Barata, as causas do apagão já estão sendo investigadas. Segundo ele, tudo indica que houve falha no equipamento. Falha humana é praticamente descartada. Também não se cogita a possibilidade de ter havido sabotagem.

Barata explicou ainda que a subestação de Xingu pertence ao sistema de transmissão que escoa energia da hidrelétrica de Belo Monte para o restante do país. O sistema tinha acabado de passar por um teste de aumento de capacidade de transmissão, de 2 mil MW para 4 mil MW. O teste foi concluído no fim de semana e esse aumento de capacidade estava para entrar em operação comercial.

Facebook Comments