Lula rebate Hélio Bicudo: ‘Deus sabe que ele está mentindo’

O ex-presidente Lula diz que o ex-deputado Hélio Bicudo (ex-PT-SP), que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff, mente ao acusá-lo de ter se enriquecido ilicitamente na política, como sustentou em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na última segunda-feira. Segundo o petista, seu ex-companheiro de partido se “apequena aos olhos do passado e do futuro” ao usar de “calúnia rancorosa” para fazer política.

As críticas foram feitas em carta (leia abaixo) endereçada ao biólogo José Eduardo Bicudo, filho do ex-deputado. A íntegra foi publicada pelo site Diário do Centro do Mundo, que, semanas atrás, publicou depoimento de José Eduardo condenando o pedido de impeachment assinado pelo pai.

Na carta, Lula afirma que só não processará Hélio Bicudo em respeito a José Eduardo e demais membros da família – outros dois filhos do jurista se posicionaram contra a decisão do pai. “Eu e seu pai somos cristãos e ele tem consciência de que Deus sabe que ele está mentindo”, escreveu o ex-presidente.

No Roda Viva, Bicudo criticou severamente o petista. “O Lula se corrompeu e corrompe a sociedade brasileira como ela é hoje através da sua atuação como presidente da República”, disse o advogado, conhecido por sua militância na defesa dos direitos humanos. “O que mais me impressionou foi o enriquecimento ilícito do Lula. Ninguém fala nisso, mas eu conheci o Lula numa casa de 40 metros quadrados. Hoje, o Lula é uma das grandes fortunas do país. Ele e os seus filhos”, emendou.

Na carta, o ex-presidente afirma que Bicudo ultrapassou todos os limites ao atacar frontalmente sua honra pessoal e fazer “acusações caluniosas, ofensivas e desprovidas de qualquer fundamento”. “Diante desses ataques, não posso permanecer calado, em respeito à minha família, aos meus companheiros e aos que sempre compartilharam conosco a luta por um Brasil melhor e mais justo”, afirmou o petista. “São infâmias proferidas por uma pessoa que, no passado, destacou-se pela defesa da lei e da verdade. E que tristemente se apequena aos olhos do presente e do futuro”, acrescentou.

De acordo com Lula, a “calúnia rancorosa” de Bicudo e sua “exploração pela imprensa” servem para alertar a sociedade sobre a necessidade de “limites morais na disputa política”.

Impeachment

O pedido de impeachment apresentado por Hélio Bicudo é a principal aposta da oposição para tentar afastar a presidente Dilma do mandato. Filiado ao PT entre 1981 e 2005, Bicudo rompeu com o partido após as revelações sobre o mensalão. Desde então, assumiu posturas críticas em relação à legenda pela qual foi deputado federal e vice-prefeito de São Paulo, além de candidato a senador e a vice-governador do próprio Lula, em 1982.

A petição de Bicudo também ganhou a assinatura do jurista Miguel Reale Junior, ex-ministro da Justiça do governo Fernando Henrique Cardoso, e da advogada Janaína Paschoal. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deve examinar o pedido nas próximas semanas. A oposição já articula a apresentação de um recurso ao Plenário caso o peemedebista indefira a petição.

Leia a íntegra da carta de Lula ao filho de Hélio Bicudo:

“Caro José Eduardo,

Agradeço, de coração, o testemunho isento que você prestou sobre minha convivência com seu pai. Seu depoimento denota um grande força de caráter, pois imagino o quanto deve ser doloroso para um filho divergir publicamente do pai em questões dessa natureza.

Poucas coisas na vida são tão importantes quanto manter o respeito e a consideração pelas pessoas, acima de eventuais divergências, mesmo que o tempo nos leve a trilhar caminhos distintos.

Nos últimos anos, tenho recebido em silêncio os sucessivos ataques do doutor Hélio Bicudo, pontuados de um rancor cujos motivos, José Eduardo, você caracteriza claramente em seu depoimento.

Tais manifestações, no entanto, ultrapassaram todos os limites numa recente entrevista, na qual ele atacou frontalmente minha honra pessoal e fez acusações caluniosas, ofensivas e desprovidas de qualquer fundamento.

Diante desses ataques, não posso permanecer calado, em respeito à minha família, aos meus companheiros e aos que sempre compartilharam conosco a luta por um Brasil melhor e mais justo.

Por isso dirijo a você essa mensagem, caro José Eduardo.

São infâmias proferidas por uma pessoa que, no passado, destacou-se pela defesa da lei e da verdade. E que tristemente se apequena aos olhos do presente e do futuro.

Compartilho com você o sentimento de repúdio ao comportamento oportunista de setores da imprensa que exploram politicamente essa triste situação.

Espero que as deliberadas injustiças que o doutor Hélio Bicudo hoje comete não ofusquem a contribuição que ele já deu ao Estado de Direito no nosso país. Mas a calúnia rancorosa e sua exploração pela imprensa servem para nos  alertar sobre a necessidade de limites morais na disputa política.

Querido José, eu até pensei em tomar medidas judiciais a propósito dessas injúrias. Mas não o farei em atenção a você e a seus familiares. Eu e seu pai somos cristãos e ele tem consciência de que Deus sabe que ele está mentindo.

Luiz Inácio Lula da Silva”