Média de pacientes em macas no Walfredo Gurgel aumentou 40% em 2016, diz o Sindsaúde

No Tarcísio Maia, quantidade de pacientes em macas dobrou

O Corredômetro-RN identificou em 2016 um aumento na média de pacientes internados em macas no Hospital Walfredo Gurgel. Enquanto em 2015 a média era de 71 pessoas, em 2016 esse número subiu para 99,5, um crescimento de 40% no segundo ano do governo Robinson Faria. Entre os pacientes que estiveram em macas nos corredores do Walfredo, a média saltou de 31 em 2015 para 58,2 em 2016, um crescimento de 87,7%.

O pior momento de 2016 foi no dia 17 de outubro, quando no Walfredo Gurgel haviam 155 pacientes em macas e o centro cirúrgico havia sido fechado por falta de leitos.

O levantamento feito pelo Sindsaúde-RN é realizado sempre às segundas-feiras, identificando os pacientes em macas nos corredores e em outros locais dos quatro maiores hospitais do estado: Walfredo Gurgel e Santa Catarina, em Natal, Deoclécio Marques, em Parnamirim, e Tarcísio Maia, em Mossoró. O mês de outubro teve uma média de 194 pacientes por semana em macas nestes hospitais.

Piora em Mossoró
O hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, foi o que teve maior aumento na quantidade de pacientes em macas, proporcionalmente. A média dobrou: em 2015 eram 12 pessoas em macas e em 2016, o Corredômetro identificou 24 pacientes internados de forma irregular, em média. O Sindsaúde de Mossoró irá denunciar a situação do hospital durante a visita à cidade do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), nesta quarta-feira (11).

Nos demais hospitais, Santa Catarina e Deoclécio Marques, foi possivel ver uma redução nos números. De 20 para 12 no Santa Catarina, e de 43 para 24 no Deoclécio Marques. Neste último, a redução foi provocada pela interrupção e redução de serviços e pela abertura da UPA de Parnamirim.

Governo tem até o fim do mês para apresentar plano de criação de leitos
No dia 30 de janeiro, o governo estadual terá que apresentar um plano para a criação de 60 leitos de UTI na capital e de outros 30 leitos em Caicó, Pau do Ferros e Currais Novos. O prazo foi dado pela juíza da 4º Vara da Justiça Federal, Gisele Maria da Silva Araújo Leite, após ação movida pelo Cremern. Mesmo com a criação de 60 leitos em Natal, 75 pacientes ainda permaneceriam em macas na capital.

Feita semanalmente, a contagem do Corredômetro-RN foi iniciada em junho de 2015, durante a greve dos servidores da saúde estadual, e tem como objetivo denunciar o caos na saúde e servir como fonte pública de informação. A contagem é feita de forma voluntária por servidores e diretores do Sindsaúde-RN e a coordenação e gerenciamento de informações é feita pela imprensa do sindicato. Os dados são referentes aos meses de junho a novembro de 2015 e 2016.


Autor: Comunicação Sindsaúde

Facebook Comments