O sol é para todos: Governo confirma que a fábrica de painéis solares, em parceria com chineses, será instalada no RN

Sobre notícia publicada no Diário do Nordeste, repercutida pelo ex-deputado Ney Lopes, dando conta que RN teria perdido os investimentos do grupo chinês visitado pelo governador Robinson Faria com quem assinou um protocolo de intenções (VEJA), o Governo do RN divulgou nota informando que trata-se de outro grupo chinês, o ex-deputado potiguar que tem seu nome lembrado para disputar o Senado, disse o seguinte em seu blog:

Por Ney Lopes*

O governo do Estado do Rio Grande do Norte acaba de divulgar nota sobre a instalação da fábrica de painéis solares, no RN,  com sócios chineses.

Diz a nota:

“O Governo do Estado esclarece que, conforme amplamente divulgado pelo próprio Governo do Ceará e pela imprensa daquele estado, a fábrica de painéis solares que será instalada no segundo semestre deste ano no CE não é a empresa chinesa Chint, visitada pelo governador Robinson Faria em missão comercial na China, em fevereiro deste ano.

A empresa que se instalará, segundo as informações amplamente divulgadas, é a cearense Sunlight Energy Brasil, que tem uma participação de 20% da empresa chinesa Hareon Solar.

Portanto, não procede a informação de que a Chint, que assinou protocolo de intenções com o Governo do Rio Grande do Norte, vai se instalar em solo cearense.

O governo do Rio Grande do Norte informa ainda que prossegue com os contatos com a empresa Chint para que seja instalada uma fábrica de energia fotovoltáica desta empresa no RN.

Opinião do blog – Excelente a  informação divulgada pela assessoria do governo do RN.

O governo do RN confirma, portanto, que a fábrica anunciada anteriormente virá mesmo para o Estado.

A fábrica de Painéis solares fotovoltaica, divulgada no jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza (transcrita neste blog), não é a mesma que se instalará proximamente no RN, de acordo com a confirmação do governo potiguar.

Pelo visto, o nordeste terá duas fábricas de painéis fotovoltaicos, com sócios chineses diferentes.

Uma no Ceará.

E outra no RN.

No Ceará, a produção se inicia fim de agosto ou início de setembro.

O empreendimento é de  R$ 150 milhões e pertence realmente a Sunlight Energy Brasil, do empresário Clayton Medeiros.

A expectativa é de que, até o fim deste ano, a empresa cearense fature aproximadamente R$ 90 milhões.

Por outro lado, Diário do Nordeste, de Fortaleza, antecipa que o Ceará já encaminha pedido de instalação de uma área de livre comércio (ZPE) em seu território, com a previsão de que a implantação comece em 2018.

Repita-se: excelente a notícia, dada em nota do Governo, segundo a qual o RN não perdeu a “parada” para o Ceará e a anunciada fábrica de painéis solares virá para o nosso Estado.

No meio de tantas dificuldades, afinal uma notícia  boa e tranquilizadora.

*advogado, professor universitário,ex-deputado federal pelo RN,  e titular do www.blogdoneylopes.wordpress.com/

Facebook Comments