Prédio onde funciona a Secretaria de Saúde do Estado é um atentado à saúde do cidadão

Por Carlos Santos

O prédio que sedia em Natal a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), na Avenida Deodoro da Fonseca, Cidade Alta, está interditado, por absoluta falta de condições de funcionamento. Mesmo assim, continua abrigando o que é o próprio retrato da Saúde Pública.

O Governo Robinson Faria (PSD) não consegue acomodá-la em outro local, pois não aparece quem queira locar nada ao estado, temendo o óbvio e certo: não receber o pagamento.

No  prédio com 13 andares funciona a Sesap e o Centro de Referência do Trabalhador (CEREST), Regulação e um posto de coleta do Hemonorte.

Instalações elétricas e hidráulicas estão comprometidas. Banheiros vivem interditados, inclusive do 8º andar, onde está o gabinete do secretário George Antunes.

O sistema de monitoramento (segurança) foi retirado, por falta de pagamento à empresa prestadora do serviço.

Fio de esperança

A central de condicionador de ar “funciona” há mais de 30 anos com constantes panes. Vez por outra existem cortes no fornecimento de serviços de telefonia e Internet. Usar elevador é sempre uma temeridade para muitos de seus ocupantes.

O ambiente é tão inóspito e estranho para funcionamento de uma estrutura pública, que em um de seus compartimentos também reside uma família numerosa. O entra e sai de gente se assemelha a um cortiço.

Nesse endereço funcionou o antigo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), imóvel que atravessa muitas décadas sem uma restauração necessária.

Quem estranha o nível que chegou a Saúde Pública do RN, só percebe que tudo é “normal”, depois de conhecer a sede da Sesap. O empenho e boa vontade de muitos servidores garantem que ainda exista algum fio de esperança de que tudo possa ficar menos ruim.