Temer e Aécio criaram clima de ódio e intolerância no país, afirma Lula

Do UOL, em São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou nesta quarta-feira (5) o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) de criar um clima de ódio de intolerância no país. O petista fez a declaração em entrevista concedida nesta tarde à rádio Arapuan, da Paraíba.

Lula citou os políticos depois de ser questionado sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Temer. “Eu acho que o PMDB, o Temer, o Aécio e o PSDB, estão provando do veneno que eles produziram nesse país. Eles estão colhendo tempestade, porque plantaram vento. Eles plantaram ódio, e eles estão colhendo clima de ódio, de intolerância porque eles criaram isso desde 2013”, disse. Candidato ao Planalto em 2014, o senador tucano foi derrotado pela então presidente Dilma Rouseff (PT).

O petista não falou sobre a validade da acusação contra o presidente de corrupção passiva. Lula preferiu ressaltar que a “lei vale para todos, do mais humilde para a pessoa mais importante do país”. Ele emendou ainda com críticas ao Ministério Público. “A gente não pode conviver em um país onde o denuncismo não tenha provas”, afirmou.

Em relação ao governo Temer, ele alfinetou a baixa popularidade do presidente peemedebista. “O Temer demonstra que ele é uma margem de erro. Quem tem 3%, quer dizer que não tem nada.”

Apesar de já ter declarado a vontade de concorrer à Presidência em 2018, disse que aguarda o consentimento do partido para lançar a candidatura. Em respeito às eleições, foi perguntado se poderia voltar a fazer a aliança com o partido de Temer. “Não foi apenas o PMDB que apunhalou a Dilma pelas costas. (…) É muito complicado imaginar que um partido tenha força para levar uma campanha sozinho”, argumentou.

Facebook Comments