Uso de smartphones cresce 3,5 vezes no Brasil em quatro anos

Resultado de imagem para smartphoneDo UOL, em São Paulo

Se você não desgruda do smartphone para nada, saiba que não está sozinho. Em 4 anos, o número de pessoas que usam esse tipo de celular no Brasil subiu 3,5 vezes, passando de 14% em 2012 para 62% em 2016.

No mundo, o aumento foi de 33,3% em 2012 para 70% em 2016. Ou seja, em apenas 4 anos, a utilização de smartphones dobrou de tamanho em todo o planeta. Os dados são da pesquisa Google Consumer Barometer, encomendada pelo Google.

As entrevistas foram feitas pela consultoria Kantar TNS com consumidores do mundo todo para conhecer melhor sua relação com a internet.

Você está dentro da tendência dos smarphones no Brasil se…

Todo dia

Usa o celular para tirar fotos pelo menos uma vez (= 64% dos entrevistados)
Ouve música no celular (= 60% dos entrevistados)
Como despertador (= 65% dos entrevistados)

Toda semana

Acessa redes sociais (= 65% dos entrevistados)
Assiste a vídeos online (=50% dos entrevistados)
Faz buscas (= 44% dos entrevistados)
Busca informação sobre compras (=20% dos entrevistados)

De que forma nos conectamos à internet?

Aquilo que a gente vê no dia a dia – todo mundo com celular na mão – foi comprovado por dados concretos nesta pesquisa. Houve queda do uso de computadores desktop e laptop em favor dos celulares.

Outra coisa que aumentou foi a média de dispositivos usados pelas pessoas no mundo: em 2012, o número médio conectados por pessoa era de 0,6. Em 2016, esse índice subiu para quase dois dispositivos conectados por pessoa.

Graças aos celulares, o mundo está mais conectado à internet do que nunca: 80% das pessoas entrevistadas em 40 países tinham acesso em 2016, contra 72% em 2012.

Você lembra quando comprou seu primeiro smartphone? 27% das pessoas adquiriu no ano passado. Com toda essa conectividade disponível, 90% dos entrevistados disseram que acessam a internet todos os dias nos 40 países onde a pesquisa foi feita.