Vergonha: audiência da bancada federal do RN com Temer para pedir socorro revelou que o Governo do RN não plano de combate ao crime e violência

Reunião entre a bancada potiguar e o presidente aconteceu nesta quinta-feira (17) (Foto: Marcos Correa)

A audiência da bancada federal com participação da secretária de segurança e do comandante-geral da PM do RN com o presidente, serviu para revelar que o governo do Estado não tem um plano de segurança e projetos para melhorar a eficiência das forças de segurança potiguar no combate ao crime organizado.

Na oportunidade, a secretária Sheila Freitas não apresentou nenhum projeto, ela levou apenas um ofício pedinho a doação de equipamentos que foram comprados pelo governo federal para Copa do Mundo.

Os senadores José Agripino e Garibaldi Alves juntamente com os deputados presentes, pediram o aumento da permanência e do efetivo da Força Nacional no RN.  O presidente Temer, querendo ajudar, indagou se o RN tinha algum projeto ou plano estratégico para enfrentar o crime organizado para agregar o apoio do governo federal, ficou sem resposta, a secretária queria  apenas coletes, armamento, munição e viaturas, mas sem plano inteligente e estratégico que é fundamental para atuação eficiente, nada de nadica..

A prova de que não existe planejamento ou plano estratégico de segurança pública é o fato de ficado decidido na audiência que o governo federal vai enviar dois delegados da Polícia Federal e técnicos do Ministério da Justiça para elaborar um plano emergencial de segurança. Depois que o plano estratégico for elaborado será levantando necessidades de recursos financeiros, técnicos e humanos para sua execução..

Assessores do presidente Temer ficaram horrorizados com o amadorismo e incapacidade das autoridades de segurança do RN. Ficou claro que o atual governo não planejou o que fazer para diminuir os indicadores de violência, se não tem um plano é porque não existe planejamento..  O pior e mais desgraçadamente vergonhoso, é que para se fazer um plano de enfrentamento ao crime organizado e violência, precisará vir dois delegados da Policia Federal e técnicos do Governo Federal , pois certamente aqui não deve existir autoridades com capacidade de elaborar. Isso foi resultado prático da  audiência..

Participaram da reunião o senador Garibaldi Alves (PMDB) e os deputados Felipe Maia (DEM), que é o coordenador da bancada; Rafael Motta (PSB), Beto Rosado (PP) e Walter Alves (PMDB); os deputado Fábio Faria, Rogério Marinho, Zenaide Maia e Antônio Jácome não participaram..  Além dos parlamentares, compareceram o secretário Nacional de Segurança, general Carlos Alberto Cruz; o secretário Executivo do Ministério da Justiça, José Levi Melo do Amaral Junior; o ministro Eliseu Padilha e o comandante-geral da Polícia Militar do RN, coronel Osmar José Maciel de Oliveira.