Vinho azul: a criação com que espanhóis tentam revolucionar mercado de bebidas

O Gïk Blue mistura uvas roxas e brancas com pigmentos e aromatizantes orgânicos para obter um vinho doce e de um azul vibrante.

Mas enquanto alguns levantam suas taças e celebram a novidade, outros torcem o nariz.

“O Gïk nasceu para ser algo divertido, uma bebida para dar uma agitada no mercado e ver o que acontece”, afirma um de seus criadores, Aritz López. “Queríamos inovar e começar uma pequena revolução. E a indústria do vinho parecia o ponto de partida perfeito.”

O único problema é que nem López nem ninguém em seu círculo eram viticultores experientes. O rapaz e seus sócios então recorreram a engenheiros químicos da Universidade do País Basco para criar um vinho azul que “faz uma fusão entre a natureza e a tecnologia”.

O processo durou dois anos.

O Gïk é uma mistura de diferente variedades de uvas roxas e brancas com dois pigmentos orgânicos que tornam a bebida azul: a antocianina, retirada da casca da uva roxa, e a indigotina, uma substância orgânica normalmente utilizada como corante alimentar.

O sabor é então enriquecido com adoçantes não calóricos para criar um produto que é um cruzamento de vinho e coquetel, com um toque doce e levemente xaroposo.