A Receita Federal anunciou que vai abrir consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2015 nesta quarta-feira, dia 7 de outubro, a partir das 9h. O lote inclui, ainda, restituições de 2008 a 2014 que tinham ficado na malha fina.
Serão contemplados 1.233.245 contribuintes, que receberão um total de mais de R$ 1,4 bilhão.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita, pelo http://zip.net/bsqS4B (URL encurtada; para acessar no celular, copie e cole o endereço no seu navegador), ou ligar para o Receitafone, no número 146.
Pelo site, é possível saber se há alguma irregularidade na declaração. Caso haja, o contribuinte pode apresentar uma declaração retificadora e corrigir as inconsistências apontadas pela Receita.
Restituição
O depósito da restituição será feito no dia 15 de outubro. O dinheiro é depositado na agência bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração. O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, pelo link fornecido acima.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).