KLEBER NUNES
DO RECIF
Motoristas de alguns Estados do Nordeste estão encontrando dificuldades para abastecer o carro com gasolina ou diesel. Parte dos postos de Pernambuco e da Paraíba não tem uma gota de combustível.
A pior situação é a da Paraíba, onde, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipetro-PB), 40% dos postos estão sem combustíveis desde quinta-feira (25), dia de Natal. O Estado conta com uma rede de 460 estabelecimentos, 144 deles na capital, João Pessoa.
“Já faz um bom tempo que tanto a gasolina quanto o diesel vinham sendo racionados na Paraíba. Mas a situação agora é grave, o motorista está tendo que se virar com etanol ou deixar o carro em casa. Onde ainda tem gasolina a fila é grande”, afirmou Omar Hamad, presidente do Sindipetro-PB.
“Ontem (28) precisei ir em dois postos para conseguir abastecer o carro com gasolina. Está faltando combustível na cidade”, disse o jornalista Rodrigo Lins, de João Pessoa.
De acordo o com presidente do Sindicombustíveis de Pernambuco, Alfredo Ramos, a política de redução de custos do governo federal gerou uma diminuição da produção e da distribuição de combustível, o que tem levado à escassez nos postos. “Antes, no Estado, a média era a chegada de dois navios com 10, 20 e até 40 milhões de litros de combustíveis por semana. Agora é um a cada 12 dias”, afirmou.
Ramos aponta, também, a greve dos petroleiros, em novembro, como outra causa para o desabastecimento.
“Os maiores afetados são os postos de bandeira branca, ou seja, aqueles que não tem contrato com uma única distribuidora”, afirmou.
Pernambuco tem cerca de 1.350 postos de combustíveis, dos quais 430 estão na região metropolitana do Recife.
“É preciso que os combustíveis cheguem até amanhã (30) para que, no Réveillon, as pessoas possam abastecer os carros”, disse Ramos.
Por meio de nota, a Petrobras informou que a previsão é de que um navio chegue a Pernambuco nesta quarta-feira (30). Segundo a estatal, uma embarcação atracou na tarde desta terça-feira na Paraíba. Já a unidade operacional da Petrobras no Rio Grande do Norte está operando dentro da normalidade, informou.