Venda de carros e comerciais leves novos cai 10% em dezembro

O brasileiro esperto está passando muito mais tempo usando seu carro

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Revendedores de marcas de automóveis caros e luxuosos não estão conseguindo vender

Reuters

As vendas de automóveis e comerciais leves novos no Brasil em dezembro caíram 9,8 por cento sobre o mesmo período do ano anterior, para 199,2 mil unidades, informou nesta terça-feira uma fonte do setor com acesso a dados preliminares de emplacamentos.

Porém, na comparação com novembro, as vendas de dezembro subiram 14,7 por cento, no melhor desempenho mensal do ano desde a alta de 22 por cento de março contra fevereiro.

Com o resultado do mês passado, os licenciamentos de carros e comerciais leves em 2016 somaram 1,989 milhão de unidades, queda de 19,8 por cento sobre 2015, o quarto recuo anual consecutivo.

A associação de fabricantes de veículos, Anfavea, estimava que as vendas de veículos leves, categoria formada por automóveis e comerciais leves, recuasse 18,8 por cento no ano passado, a 2,014 milhões de unidades.

A entidade tem afirmado que espera que o mercado brasileiro comece a apresentar recuperação das vendas mais para o segundo semestre deste ano, apoiada na melhora das perspectivas da economia e por cortes de taxas de juros.

As expectativas de recuperação, no entanto, são modestas, de crescimento de um dígito na avaliação da maior parte do setor e da própria Anfavea. No auge, em 2012, as vendas de veículos leves no Brasil somaram 3,6 milhões de unidades.

Em dezembro, General Motors e Fiat Chrysler (FCA) empataram na liderança de vendas de carros e comerciais leves no Brasil, com cada grupo registrando licenciamentos de 37,2 mil veículos, informou a fonte.

Já em todo 2016, a liderança ficou com grupo FCA, com vendas de 364 mil carros e comerciais leves, enquanto a GM ficou na segunda posição, com licenciamentos de 345,9 mil unidades, segundo a fonte.

(Por Alberto Alerigi Jr.)