Lista inclui apenas modelos fabricados em série que serão lançados até o final do ano e vão contar com uma série de boas novidades
Apesar do setor automotivo ter amargado o quarto ano seguido de queda nas vendas, com uma baixa de 20,2% em 2016, conforme divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a maioria das fabricantes continua apostando em lançamentos na espera de uma recuperação do mercado. E entre as novidades que estão para chegar existem alguns hatches que valem a espera.
Na lista abaixo, selecionamos 5 novidades que chegam às lojas até o fim de 2017 que devem entrar na sua relação de opções a serem consideradas numa futura compra se você pensa em levar um hatch para casa. Um dos destaques fica por conta do novo compacto que a GM vai lançar no lugar do Celta desenvolvido em parceria com a marca chinesa SAIC.
1 – Renault Kwid
Além do novo GM, outro modelo de baixo custo que está por vir é o substituto do Clio. Deverá ser lançado no início do segundo semestre. Conforme a própria fabricante, o carro terá uma série de diferenças em relação do modelo indiano, como airbags frontais e laterais em todas as versões, além de 20% a mais de peso por conta dos reforços estruturais.
Na relação das mudanças que serão adotadas há também a ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis. O motor será o novo 1.0 SCe, de três cilindros, que equipa atualmente a dupla Logan eSandero. Poderá funcionar com câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira. Além disso, contará com distância do solo um pouco mais alta que a média dos hatches compactos para ajudar enfrentar obstáculos urbanos, como valetas e lombadas.
2 – Chevrolet Spark
Ainda não se sabe ao certo como vai se chamar o novo modelo de entrada da GM no Brasil, apenas que terá linhas baseadas nas do Spark vendido em países como os Estados Unidos. Por enquanto, o Onix Joy faz as vezes de substituto do Celta no Brasil. Mas o novo modelo vai chegar até o fim do ano para preencher essa lacuna.
Até agora, sabe-se que o modelo inédito será fruto da parceria entre a GM do Brasil e a marca chinesa SAIC e contará com uma nova nova plataforma, que será usada para criar uma família inédita de compactos, que inclui um hatchback, um sedã, uma picape e um utilitário. Ou seja, serão as novas versões do Celta, Classic , Montana e o SUV inédito, que ficará abaixo do Tracker,deixando este último em uma faixa de preço mais alta para brigar com Honda HR-V e Jeep Renegade.
3 – Volkswagen Up!
Esperado para entre março e abril, o Up! renovado começará a ser vendido no Brasil com algumas novidades adotadas no mercado europeu. Já começa o novo para-choque mais esportivo. Além disso, a entrada de ar no capô ficará um pouco maior e na traseira as lanternas foram redesenhadas e a tampa do porta-malas terá uma pequena barra cromada.
Por dentro, assim como na Europa, o Up! nacional também deverá ganhar o volante do Golf e o quatro de instrumentos vindo do Fusca, com mostradores maiores e computador de bordo logo abaixo do velocímetro. Espera-se também que o carro receba uma nova central multimídia com tela sensível ao toque, de 5 polegadas, embutida no painel central.
4 – Kia Rio
No segundo semestre, enfim, deverá chegar ao Brasil a nova geração do hatch Rio, fabricado no México. O carro vem com a mesma plataforma do Hyundai HB20, do qual deverá herdar os mesmos motores 1.0 e 1.6. Mas na faixa de preço que deve chegar, ficará posicionado como hatch compacto premium para brigar com as versões mais equipadas de Ford Fiesta, Peugeot 208 e companhia.
Com o novo desenho, o Rio passou a ter um aspecto mais arrojado. Ganhou faróis mais finos e lanternas que usam LEDs no lugar das lâmpadas convencionais. Por dentro, também capricharam no desenho do painel, que passa a ter sistema multimídia bem no centro, novo volante multifuncional, revestido de couro, partida por botão, entre outros itens.
5- Fiat Tipo
Eis outro hatch cujo nome ainda não foi definido, mas com detalhes estéticos baseados nos doTipo vendido na Europa. No Brasil, o carro deverá chegar entre maio e junho para entrar no lugar do Bravo e de pelo menos algumas versões mais equipadas do Palio. Por isso será oferecido com motores 1.0, 1.3 e 1.8, sendo esse último com opção de câmbio automático de seis marchas.
Entre outros itens que vão estar disponíveis no carro haverá direção com assistência elétrica, sistema start-stop (desliga o motor quando o carro estiver parado, tornando a ligá-lo automaticamente depois que o freio deixar de ser acionado). E espera-se que não se esqueçam do controle de estabilidade e da assistência de partida em rampa. Terá porte e espaço interno compatíveis com os do Renault Sandero.