5 hatches que valem a pena esperar em 2017

Lista inclui apenas modelos fabricados em série que serão lançados até o final do ano e vão contar com uma série de boas novidades

Apesar do setor automotivo ter amargado o quarto ano seguido de queda nas vendas, com uma baixa de 20,2% em 2016, conforme divulgado pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a maioria das fabricantes continua apostando em lançamentos na espera de uma recuperação do mercado. E entre as novidades que estão para chegar existem alguns hatches que valem a espera.

 Na lista abaixo, selecionamos 5 novidades que chegam às lojas até o fim de 2017 que devem entrar na sua relação de opções a serem consideradas numa futura compra se você pensa em levar um hatch para casa. Um dos destaques fica por conta do novo compacto que a GM vai lançar no lugar do Celta desenvolvido em parceria com a marca chinesa SAIC.

 1 – Renault Kwid

Renault Kwid
divulgação/Renault

Renault Kwid

 Além do novo GM, outro modelo de baixo custo que está por vir é o  substituto do Clio. Deverá ser lançado no início do segundo semestre. Conforme a própria fabricante, o carro terá uma série de diferenças em relação do modelo indiano, como airbags frontais e laterais em todas as versões, além de 20% a mais de peso por conta dos reforços estruturais.

Na relação das mudanças que serão adotadas há também a ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis. O motor será o novo 1.0 SCe, de três cilindros, que equipa atualmente a dupla Logan eSandero. Poderá funcionar com câmbio manual de cinco marchas e tração dianteira. Além disso, contará com distância do solo um pouco mais alta que a média dos hatches compactos para ajudar enfrentar obstáculos urbanos, como valetas e lombadas.

2  – Chevrolet Spark

Chevrolet Spark
Divulgação/General Motors

Chevrolet Spark

Ainda não se sabe ao certo como vai se chamar o novo modelo de entrada da GM no Brasil, apenas que terá linhas baseadas nas do Spark vendido em países como os Estados Unidos.  Por enquanto, o Onix Joy faz as vezes de substituto do Celta no Brasil. Mas o novo modelo vai chegar até o fim do ano para preencher essa lacuna.

Até agora, sabe-se que o modelo inédito será fruto da parceria entre a GM do Brasil e a marca chinesa SAIC e contará com uma nova nova plataforma, que será usada para criar uma família inédita de compactos, que inclui um hatchback, um sedã, uma picape e um utilitário. Ou seja, serão as novas versões do CeltaClassic , Montana e o SUV inédito, que ficará abaixo do Tracker,deixando este último em uma faixa de preço mais alta para brigar com Honda HR-V Jeep Renegade.

3 – Volkswagen Up!

Volkswagen up!
Divulgação

Volkswagen up!

Esperado para entre março e abril, o Up! renovado começará a ser vendido no Brasil com algumas novidades adotadas no mercado europeu.  Já começa o novo para-choque mais esportivo. Além disso, a entrada de ar no capô ficará um pouco maior e na traseira as lanternas foram redesenhadas e a tampa do porta-malas terá uma pequena barra cromada.

Por dentro, assim como na Europa, o Up! nacional também deverá ganhar o volante do Golf e o quatro de instrumentos vindo do Fusca, com mostradores maiores e computador de bordo logo abaixo do velocímetro. Espera-se também que o carro receba uma nova central multimídia com tela sensível ao toque, de 5 polegadas, embutida no painel central.

4 – Kia Rio

Salão de Paris 2016
Divulgação/Newspress

Salão de Paris 2016

 No segundo semestre, enfim, deverá chegar ao Brasil a nova geração do hatch Rio, fabricado no México. O carro vem com a mesma plataforma do Hyundai HB20, do qual deverá herdar os mesmos motores 1.0 e 1.6. Mas na faixa de preço que deve chegar, ficará posicionado como hatch compacto premium para brigar com as versões mais equipadas de Ford Fiesta, Peugeot 208 e companhia.

Com o novo desenho, o Rio passou a ter um aspecto mais arrojado. Ganhou faróis mais finos e lanternas que usam LEDs no lugar das lâmpadas convencionais. Por dentro, também capricharam no desenho do painel, que passa a ter sistema multimídia bem no centro, novo volante multifuncional, revestido de couro, partida por botão, entre outros itens.

 5- Fiat Tipo

Novo hatch da Fiat é testado ainda com disfarces pesados antes do lançamento, em meados de 2017
Reprodução/CarsDrive

Novo hatch da Fiat é testado ainda com disfarces pesados antes do lançamento, em meados de 2017

 Eis outro hatch cujo nome ainda não foi definido, mas com detalhes estéticos baseados nos doTipo vendido na Europa. No Brasil, o carro deverá chegar entre maio e junho para entrar no lugar do Bravo e de pelo menos algumas versões mais equipadas do Palio. Por isso será oferecido com motores 1.0, 1.3 e 1.8, sendo esse último com opção de câmbio automático de seis marchas.

Entre outros itens que vão estar disponíveis no carro haverá direção com assistência elétrica, sistema start-stop (desliga o motor quando o carro estiver parado, tornando a ligá-lo automaticamente depois que o freio deixar de ser acionado). E espera-se que não se esqueçam do controle de estabilidade e da assistência de partida em rampa. Terá porte e espaço interno compatíveis com os do Renault Sandero.