Por que cada vez mais pessoas estão “casando” consigo mesmas

Bem-vindos ao mundo do autocasamento ou “sologamia”, que vem atraindo muita atenção nos últimos anos.

Ainda não é possível se casar consigo mesmo legalmente em nenhum lugar do mundo, mas há relatos de pessoas realizando cerimônias simbólicas por várias décadas em lugares que vão de Japão a Itália, de Austrália a Reino Unido.
Essas cerimônias também têm sido temas de episódios de famosas séries de TV americanas como Sex and the City e Glee.

E agora há novos negócios, como o de Gabrielle, dedicados inteiramente a ajudar as pessoas a planejarem esses autocasamentos.

Dominique YoukhehpazDominique Youkhehpaz oficializou seu primeiro casamento solo em 2011 no festival americano Burning Man e desde então abriu a consultoria Self Marriage Ceremonies (Cerimônias de Autocasamento, em tradução livre).

Ela oferece um curso online de 10 semanas para preparar noivas e noivos para a sologamia, assim como sessões privadas de aconselhamento. Dominique diz que já trabalhou com mais de 250 clientes e que o negócio está em alta.

“Uma cerimônia de autocasamento pode ser qualquer coisa, desde um simples ritual no quarto de alguém até uma celebração mais luxuosa”, diz.

Ela também acha que esse tipo de evento pode ser totalmente terapêutico para quem decide fazer. “Conheço pessoas que deixaram relacionamentos abusivos e se dedicaram mais ao trabalho ou conheceram seus amores após terem se casado consigo mesmas.”

Os defensores do autocasamento dizem que a sologamia se trata de amor próprio e aceitação individuais – já que a afirmação social é normalmente reservada aos casais que se casam.

Facebook Comments